Páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2011


Prefeitura prepara cemitérios para Dia de Finados

imagem web
A Prefeitura de Anápolis realiza desde a última semana nos cemitérios da cidade o serviço de limpeza e melhorias nestes espaços para receber os visitantes. É aguardada a visita de 70 mil pessoas aos cemitérios da cidade no Dia de Finados.

As ações incluem a pintura de meios-fios, bem como a execução do serviço de capina, roçagem e de varrição dos equipamentos públicos e na região do entorno. O diretor de Cemitérios, Júlio Meguerditchian, destaca que o Cemitério Parque, no Vivian Parque, terá a nova área toda asfaltada.

Segundo Júlio, todos os cemitérios da cidade estarão preparados para o Dia de Finados. "A limpeza dos cemitérios é feita continuamente. Contudo, em datas especiais esses equipamentos públicos costumam ser preparados para receber os visitantes. O município trabalha para oferecer um ambiente limpo e organizado", aponta.

O diretor expõe ainda que já estão sendo divulgados os endereços dos túmulos e que os escritórios dos cemitérios estão prontos para informar o visitante.

Comércio
Os interessados em instalarem pontos de vendas de flores, velas e demais artigos, próximos aos cemitérios terão que buscar autorização junto à Diretoria de Postura. Segundo Júlio, há  muitas pessoas demarcando lugares, mas ele adianta que  tudo deve ser acertado antecipadamente com o órgão competente, para evitar transtornos e tumultos, ele acrescenta ainda que haverá fiscalização nos cemitérios durante o feriado.


edição: anapolisgonews
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Maternidade vai parcelar salários atrasados

Na última terça-feira (25) a comissão interventora da Maternidade Dr. Adalberto Pereira da Silva realizou reunião com os 86 colabores da unidade para resolver o problema dos salários atrasados. Em entrevista à Rádio São Francisco AM o promotor de Justiça e curador da saúde em Anápolis, Marcelo Henrique dos Santos, disse que durante o encontro foi discutida a possibilidade de parcelamento dos vencimentos dos profissionais.

De acordo com o promotor a negociação considerada exequível por parte da gestão é parcelar os salários vencidos desde o mês de setembro e mais 40% do 13º em até dez vezes. Para os colaboradores essa proposta foi  positiva, o próximo passo é colocar o pagamento em dia.

Caso a tentativa de negociação entre as partes tenha sucesso, o promotor contou que a perspectiva da administração é iniciar o pagamento das parcelas antes do início do mês de novembro. Além da questão financeira, o curador da saúde solicitou nas reuniões com os funcionários e gestores, que eles se mantenham dispostos em dar continuidade ao bom atendimento e à qualidade dos serviços prestados pela instituição.

A Maternidade Dr. Adalberto está sob intervenção desde julho de 2010. À época também foi estabelecida a realização de uma auditoria interna que, de acordo com o promotor, foi o primeiro de vários passos que foram dados para garantir que a instituição mantivesse as portas abertas. “Essa unidade faz parte da história de Anápolis e está totalmente ligada ao contexto da saúde do município e de outras cidades vizinhas nos serviços de neonatal e de pediatria”, elogiou Marcelo Henrique.

Sobre a disponibilidade dos parceiros na recuperação financeira da Maternidade o promotor comentou que à época que os problemas econômicos ganharam notoriedade, vários foram os representantes políticos que se apresentaram para atuar ao lado da comissão interventora. No decorrer do tempo a maioria não cumpriu suas promessas, mas, de acordo com Marcelo Henrique, até o momento a Prefeitura de Anápolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem sido grande aliada da unidade.


edição: anapolisgonews




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 30 de outubro de 2011


Anápolis tem a maior concorrência do vestibular UEG 2012/1

A primeira fase do vestibular da Universidade Estadual de Goiás (UEG) acontece neste domingo (30) em Goiânia e em mais 38 cidades do interior de Goiás. Segundo a instituição, os portões serão abertos a partir do meio-dia e fechados pontualmente às 13h. O início da prova está marcado para as 13h10 e a saída dos candidatos só será permitida a partir das 16h30. O término da prova está previsto para as 17h10.

De acordo com o Núcleo de Seleção da universidade, quase 18 mil alunos vão concorres às vagas disponíveis em 2012. Segundo dados divulgados pela UEG no dia 17 de outubro, o curso mais concorrido foi o de Engenharia Civil, em Anápolis, com 81 candidatos por vaga. Em seguida aparece Fisioterapia, em Goiânia, com 32,15 alunos por vaga.

O Núcleo de Seleção orienta que os candidatos cheguem aos locais de prova com no mínimo meia hora de antecedência, portando caneta esferográfica preta de tubo transparente e comprovante de inscrição. Os candidatos devem estar munidos também de documento de identidade oficial que contenha, preferencialmente, foto e impressão digital. A instituição alerta que documentos de conselhos profissionais só serão aceitos se estiverem dentro do prazo de validade e se apresentarem foto e impressão digital.

A instituição reforça ainda que durante a prova os candidatos não poderão utilizar qualquer tipo de aparelho eletrônico ou instrumentos que permitam a transmissão ou recepção de dados. Também está proibida a utilização de óculos escuros, carteira de bolso, bolsas e similares, acessórios de chapelaria, lapiseira, borracha, régua de cálculo, livros, calculadoras ou similares, dicionários, notas, impressos e caneta diferente da especificada.

Em Anápolis as provas serão realizadas no campus Henrique Santillo localizado na BR 153 KM 98.


edição: anapolisgonews




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Prova objetiva do Exame de Ordem será aplicada neste domingo 

A prova objetiva (primeira fase) do V Exame de Ordem Unificado será realizada neste  domingo, 30, das 14 às 19 horas, em todas as seccionais da OAB. Em Goiás o certame será aplicado em Anápolis, Goiânia, Itumbiara, Jataí e Rio Verde.

Em Anápolis as provas serão aplicadas na Associação Educativa Evangélica (Uni-Evangélica), Bloco A - Av. Universitária, Km 3,5, s/n, Cidade Universitária.

O presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-GO, Júlio César do Valle Vieira Machado, recomenda aos examinandos que cheguem ao local de prova com, no mínimo, uma hora de antecedência.


edição: anapolisgonews


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
CIEE oferece vagas de estágio para Anápolis



O Centro de Integração Empresa-Escola de Goiás (Ciee) oferece vagas de estágio para alunos de ensino médio e superior. As oportunidades oferecidas em Anápolis são as seguintes:

Administração
3 vagas
Do 2º ao 5º período
 
Ensino Médio
2 vagas
Do 1º ao 2º Ano
 
Nutrição
1 vaga
Do 3º ao 7º período

Serviço Social
1 vaga
Do 3º ao 5º período

Ciências Contábeis
1 vaga
Do 2º ao 5º período

Ciência da Computação
1 vaga
Do 3º ao 7º período

Os interessados em participar do processo seletivo para as vagas anunciadas devem cadastrar-se no site do Ciee, pelo endereço www.ciee.org.br, e dirigir-se a unidade de atendimento em Anápolis, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.


edição: anapolisgonews






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Começam as decorações para o natal

Com o iní­cio de mon­ta­gem pro­gra­ma­do pa­ra esse final de se­ma­na (29 e 30), a Pre­fei­tu­ra de Aná­po­lis es­pe­ra con­clu­ir no co­me­ço da se­gun­da quin­ze­na de no­vem­bro a exe­cu­ção do pro­je­to de de­co­ra­ção na­ta­li­na de ru­as, ave­ni­das e pra­ças da ci­da­de. Esse ano o projeto foi ampliado pa­ra con­tem­plar mais se­to­res da ci­da­de, in­clu­si­ve, al­guns bair­ros que não fo­ram be­ne­fi­ci­a­dos no ano pas­sa­do.
No qua­dri­lá­te­ro cen­tral, a ilu­mi­na­ção se­rá to­tal­men­te di­fe­ren­te, serão aproveitados ape­nas al­guns ade­re­ços usa­dos em 2010, mas que passarão por uma re­a­dap­tação pa­ra dar ou­tro as­pec­to na de­co­ra­ção. Os dois tú­neis ins­ta­la­dos em 2010 na Rua Ba­rão do Rio Bran­co e na Ave­ni­da Go­i­ás fo­ram man­ti­dos no pro­je­to, mas com mo­di­fi­ca­ções nas fi­gu­ras e na ilu­mi­na­ção.
O De­par­ta­men­to de Ilu­mi­na­ção da Pre­fei­tu­ra es­tá tra­ba­lhan­do a mais de um mês na re­cu­pe­ra­ção de par­te do ma­te­ri­al uti­li­za­do em 2010, mas o apro­vei­ta­men­to é de no má­xi­mo 30%, uma vez que parte desse material é pe­re­cí­vel, prin­ci­pal­men­te as lâm­pa­das, mi­cro-lâm­pa­das e tam­bém as man­guei­ras com mi­cro-lâm­pa­das que fi­cam res­se­ca­das e aca­bam se que­bran­do ao se­rem ma­ni­pu­la­das.
Es­te ano a pre­fei­tu­ra não vai uti­li­zar mi­cro-lâm­pa­das ins­ta­la­das di­re­ta­men­te no tron­co de ár­vo­res pa­ra evi­tar da­nos que ocorreram no ano pas­sa­do, nes­tes lo­ca­is se­rão co­lo­ca­das man­guei­ras com mi­cro-lâm­pa­das, que pro­te­gem as ár­vo­res e de mai­or du­ra­bi­li­da­de, em uma épo­ca de mui­tas chu­vas, en­tre­me­a­das de sol for­te. En­tre as no­vi­da­des está prevista a ins­ta­la­ção de uma bo­ni­ta e atra­en­te de­co­ra­ção no Par­que Ipi­ran­ga e na Pra­ça do An­ci­ão. Dois lo­ca­is que re­ce­be­rão uma aten­ção es­pe­ci­al, a Pra­ça do An­ci­ão, atu­al­men­te em re­for­ma, es­ta­rá com as obras con­cluí­das nos pró­xi­mos di­as, o pro­je­to de re­for­ma vai dar ou­tro as­pec­to ur­ba­nís­ti­co à pra­ça, que te­ve o pi­so tro­ca­do, re­ce­beu no­vos ban­cos e um gru­po de equi­pa­men­tos de gi­nás­ti­ca.
O pro­je­to de de­co­ra­ção na­ta­li­na é exe­cu­ta­do em par­ce­ria com o go­ver­no es­ta­du­al, atra­vés da Se­cre­ta­ria de In­dús­tria e Co­mér­cio, ten­do ain­da o apoio da Acia, CDL e Sin­di­ca­to do Co­mér­cio Va­re­jis­ta.
A pro­mo­ção Na­tal de Luz, que ofe­re­ce prê­mios em di­nhei­ro às lo­jas, re­si­dên­cias e con­do­mí­nios com as me­lho­res de­co­ra­ções, se­rá re­pe­ti­da es­te ano. A pre­fei­tu­ra ain­da não di­vul­gou os va­lo­res da pre­mia­ção, o que de­ve ocor­rer an­tes do iní­cio de de­zem­bro. Es­te ano a pro­mo­ção Na­tal de Luz acei­ta­rá a par­ti­ci­pa­ção de lo­jas ins­ta­la­das no in­te­ri­or dos dois shop­pings da ci­da­de, di­fe­ren­te do que ocor­reu no ano pas­sa­do.

Pa­ra ofe­re­cer atra­ções às pes­so­as que sa­em às ru­as pa­ra fa­zer com­pras ou mes­mo apre­ci­ar a de­co­ra­ção na­ta­li­na, a Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Cul­tu­ra es­tá ela­bo­ran­do uma pro­gra­ma­ção ar­tís­ti­ca e cul­tu­ral pa­ra ser de­sen­vol­vi­da du­ran­te to­do o mês de de­zem­bro. Ha­ve­rá apre­sen­ta­ções de co­ra­is e de or­ques­tras, to­das em am­bi­en­tes fe­cha­dos, por cau­sa do ris­co de chu­vas. Também já es­tão acer­ta­dos cin­co apre­sen­ta­ções do show Na­tal de Hu­mor, com Nil­ton Cruz e Tom Car­va­lho, em bair­ros que ain­da não fo­ram di­vul­ga­dos.


edição: anapolisgonews
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 28 de outubro de 2011


ACIA – Comemora 75 anos e concede medalha a ex-presidentes


A Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA) irá receber autoridades, lideranças empresariais e convidados, para a festa comemorativa dos 75 anos de sua fundação. O evento será no Espaço Lune, nesta sexta-feira, 28, a partir das 19:30 horas. Na ocasião, haverá, também, a posse festiva da nova diretoria da entidade, eleita para o biênio 2011/2013, tendo como presidente o empresário Wilson de Oliveira que, pela segunda vez, ocupa o cargo.

A festa terá, ainda, uma parte dedicada à entrega da Medalha e Diploma de Mérito Comercial e Industrial para 11 ex-presidentes vivos, sete autoridades e uma homenagem póstuma ao ex-presidente Deocleciano Moreira Alves, que faleceu em abril deste ano em virtude de um acidente no Rio Araguaia.

A Medalha e o Diploma do Mérito Comercial e Industrial surgiram da iniciativa da gestão 2009/20011, aprovada por unanimidade em reunião ordinária do dia 1º de dezembro de 2010. O objetivo da honraria é reconhecer o trabalho e a dedicação de profissionais da indústria, comércio e serviços, que contribuem para o desenvolvimento de Anápolis.

Durante a festa haverá, também, o lançamento do livro “Anápolis e a Associação Comercial e Industrial - Breves Históricos”, de autoria do escritor João Asmar, resultado de vários meses de pesquisa. Tem-se como certo que, no evento, o Governador Marconi Perillo sinalize para dois assuntos importantes para o empresariado anapolino: a oficialização da doação de uma área de cinco mil metros quadrados, na região do trevo de acesso ao DAIA, para a construção da nova sede da ACIA e a edificação do Centro de Convenções.


edição: anapolisgonews


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Dia Nacional da Juventude também é comemorado em Anápolis

Há 25 anos, jovens católicos de todo o Brasil celebram o Dia Nacional da Juventude (DNJ) e, em Anápolis, não poderia ser diferente. No próximo sábado (29), o Setor Juventude da Diocese de Anápolis prepara uma grande festa com música, animação e atos de fé.

O evento acontecerá na Praça Dom Emanuel, às 17 horas e contará com uma  caminhada, juntamente com um trio elétrico, para a Comunidade Católica Nova Aliança, onde será realizado um show com a dupla Ambrósio e Grampulino, os Doidinhos de Deus (DDD).

De acordo com a coordenadora de espiritualidade do Setor Juventude, Ana Carolina Soares, o DNJ vem de encontro ao desejo do Papa, de que os jovens “vivam enraizados na fé e por meio de Cristo encontrem alegria e sentido para a existência. “É totalmente possível ser um jovem cristão e viemos mostrar com alegria, que nossa Igreja é viva e é jovem”, destacou.

Na ocasião, será também anunciada a data da Jornada Diocesana da Juventude, que acontecerá no próximo ano e contará com a presença da Cruz e do Ícone originais da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que este ano aconteceu em Madri e, em 2013, no Rio de Janeiro.


edição: anapolisgonews
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 gols separam a Rubra das semi-finais da Série “C”

A Anapolina terá de vencer por diferença de pelo menos três gols, para chegar à semi-final do Campeonato Brasileiro Série B. O Tupi pode perder por até dois gols, que fica com a vaga. A derrota em Juiz de Fora complicou a situação da Rubra que, agora, espera reverter a situação jogando em casa. A partida acontece domingo, no Estádio “Jonas Duarte”, às 17 horas.

Na partida em Juiz de Fora, a Anapolina teve bom domínio do jogo durante o primeiro tempo, mas foi a equipe do Tupi que abriu o marcador aos 35 minutos do primeiro tempo. O segundo gol do time da casa aconteceu aos 27 minutos da etapa complementar e aos 31, a Anapolina conseguiu diminuir a vantagem. Mas não adiantou, aos 34 e 42 minutos foi selado o placar de 4 a 1.

O técnico Nivaldo Lancuna terá, agora, de montar um esquema bastante ofensivo para tentar furar o bloqueio que a equipe do Tupi certamente aplicará,fazendo valer a sua vantagem. Além do que, será a Anapolina que vai jogar sob pressão e isso pode acabar favorecendo erros que podem favorecer um evento esquema de contra-ataque do Tupi.

Vale lembrar que além de avançar para a semi-final, o vencedor da chave também garante um lugar na Série C do Brasileiro. É um ingrediente a mais para a partida de domingo, que deverá contar com a presença maciça da torcida. Com todas as dificuldades enfrentadas, a Xata está confiante e deve fazer a sua parte dentro de campo, buscando os gols necessários e não dando espaço para o adversário chegar ao marcador.


edição: anapolisgonews
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Goianão 2012 já tem data prevista para começar

A Federação Goiana de Futebol (FGF) divulgou o calendário para as competições oficiais do ano que vem. O Goianão da Primeira Divisão está previsto para ser realizado no período de 22 de janeiro a 13 de maio. O Conselho Técnico da competição está agendado para o dia 10 de novembro, quinta-feira. A reunião com os representantes dos 10 clubes será às 14:30 horas, na sede da FGF.

Mantendo a tradição dos últimos anos, a FGF promove o Campeonato Goiano de futebol profissional em três divisões sem conflito de data entre as mesmas. A entidade considera que essa medida facilita a montagem das equipes com jogadores que já atuam no estado.

A divisão de idades das disputas nas categorias de base foi mantida em relação a 2011, com competições Sub-15, Sub-16, Sub-18 e Sub-20. Após alterações promovidas nos dois últimos anos, a FGF chegou a consenso com os clubes de que as faixas etárias não deveriam ser mudadas para facilitar a continuidade do planejamento. Assim os atletas também não teriam prejuízo em relação à idade no ano seguinte na categoria de disputa.

Em todas as faixas etárias o Campeonato Goiano será disputado no primeiro semestre. Em particular, na categoria Sub-18, a competição valerá vagas para a Taça São Paulo em 2013. No segundo semestre haverá a disputa da Copa Goiás nas categorias sub-15, sub-16 e sub-20 e a realização da Taça Mané Garrincha, na categoria sub-18.

Feminino
Uma das novidades para a próxima temporada será o Campeonato Goiano Feminino, na categoria adulto, que será disputado em duas edições: entre os meses de janeiro e fevereiro, quando será definido a equipe que irá representar o Estado no campeonato nacional. No segundo semestre, entre os meses de outubro e novembro, será disputada a segunda edição da competição feminina adulta, que valerá vaga para a Copa do Brasil em 2013. A definição da vaga será no fim do ano para que o clube classificado tenha mais tempo de preparação até a disputa. O futebol feminino também terá uma competição Sub-17, prevista para os meses de abril e maio.


edição: anapolisgonews
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ponte que liga Anápolis a Nerópolis é liberada
O trecho da ponte sobre o Ribeirão João Leite, que liga Anápolis a Nerópolis na GO-222, foi liberado pela Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop). Desde o final de 2010, quando fortes chuvas derrubaram a ponte, o tráfego no local estava interrompido. Foram necessários investimentos de R$ 1,2 milhão para a construção da nova ponte, com dez metros a mais que a anterior, garantindo com isso maior vazão de água.

A Agetop optou por liberar a passagem, mesmo mantendo os serviços finais de pavimentação. O desvio aumentava em 30 quilômetros o percurso dos viajantes.


edição: anapolisgonews
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Expedição WDC/ABRANET  visita  Anápolis

 
Desde a última quarta-feira,26, começou a ser traçada uma radiografia da realidade da internet brasileira. A Expedição WDC/Abranet começou sua jornada onde serão percorridos 25 mil km para visitar 100 cidades em todas as regiões do país, dentre as quais algumas que serão beneficiadas com a implantação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) através da Telebrás, e outras que são as cidades que mais crescem no país.

O trecho 1 da Expedição será realizado no Centro-Oeste e passará por 25 cidades, nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. A largada foi em Brasília e seguiu rumo a Santo Antônio do Descoberto, primeira cidade atendida pelo Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).

As demais cidades a serem visitadas pela Expedição na região centro-oeste serão: Alexânia, Anápolis (que fez parte do roteiro na quinta-feira (27), Goiânia, Rio Verde, Jataí, Barra dos Garças (MT), Nova Xavantina (MT), São Felix do Araguaia (MT), São José do Xingu (MT), Peixoto de Azevedo (MT), Colíder (MT), Sinop (MT), Sorriso (MT), Nobres (MT), Cuiabá (MT), Chapada dos Guimarães (MT), Jaciara (MT), Rondonópolis (MT), Coxim (MS), Campo Grande (MS), Bonito (MS), Rio Brilhante (MT) e finalizará em Presidente Prudente (SP).

Nessas visitas, a WDC e seus patrocinadores pretendem mobilizar a comunidade local, os empresários, as autoridades e a mídia para que entendam a importância de se ter o acesso Banda-Larga de qualidade e os benefícios para a população desse serviço.


edição: anapolisgonews
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Campanha de vacinação contra raiva em Anápolis só depende de determinação do MS

A Secretaria Municipal de Saúde através do Centro de Zoonoses esclarece a toda população de Anápolis que a campanha de vacinação contra raiva ainda não aconteceu por determinação do Ministério da Saúde.

Após eventos adversos com o uso da vacina na campanha de 2010, o Ministério da Saúde determinou exigências ao laboratório produtor, com o objetivo de garantir segurança e amenizar possíveis reações.

Com isso o primeiro lote da vacina começou a ser distribuído na segunda quinzena de outubro para os estados de: Alagoas, Pernambuco, Ceará, Bahia, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Já Goiás e outros estados, incluindo o Distrito Federal, receberão as doses a partir de lotes subsequentes.


edição: anapolisgonews
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Período chuvoso preocupa Secretaria de Desenvolvimento Urbano

A cada ano que passa, a chegada do período chuvoso vira sinônimo de preocupação para a Prefeitura de Anápolis, no que diz respeito ao escoamento das águas provenientes das chuvas. O problema é antigo e a solução, conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano Sustentável, Clodoveu Reis Pereira, bastante complexa. Na última semana, tubulações antigas se romperam nas ruas Barão do Rio Branco e Barão de Cotegipe.

Casos como estes, de acordo com o secretário, não estão descartados de ocorrerem novamente, por que as tubulações são antigas e, para agravar, a rede de captação de águas pluviais recebe descargas de esgoto  e isso contribui para que o material seja degradado, causando os rompimentos e, conseqüentemente, os transtornos à população com as obras de reparo.

Segundo o secretário, é praticamente impossível dimensionar o tamanho do problema. A primeira medida seria fazer um diagnóstico, acrescentando que em razão desses fatores, a saída tem sido atuar de forma rápida, porém, pontual, fazendo as intervenções nos locais que apresentam problemas.

Há poucos dias, surgiu um problema de rompimento em um trecho da Avenida Contorno. Rapidamente, as equipes foram mobilizadas para fazer a recuperação e evitar maiores transtornos, devido ao grande fluxo de veículos naquela via. A tempestade da última quarta-feira, 26, “levou” o serviço refeito. Este é mais um exemplo que serve para demonstrar o tamanho do desafio que a cidade tem para enfrentar.


edição: anapolisgonews






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 26 de outubro de 2011


Justiça libera álcool no estádio

imagem web
O diretor do Fórum de Anápolis, juiz Marcus da Costa Ferreira, concedeu liminar permitindo a comercialização de bebidas alcoólicas durante as atividades realizadas no Estádio Municipal Jonas Duarte. A decisão do magistrado foi publicada na última quarta-feira (19) após a comerciante Maria Eunice Bueno Bazi entrar com pedido de autorização para a venda. Segundo o juiz, ficou constatado que o estabelecimento de Maria Eunice foi prejudicado após a proibição do comércio dos produtos.

“A atividade econômica é realizada de maneira lícita e não pode ser proibida sem a existência de uma lei referente à questão”, justificou o diretor do Fórum em matéria publicada pelo site do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO). O magistrado informou que sua decisão foi inteiramente baseada na Constituição Federal que privilegia a livre iniciativa como base da ordem econômica nacional, o que torna temerário o exercício regular de atividade econômica por permissionário de exploração de bem público que se dá à comercialização de produtos lícitos, mostrando-se desprezados seus direitos com a malfadada proibição.

Conforme o site do TJ, o juiz ponderou que a proibição do comércio poderia ser adotada enquanto meio de interesse social, no controle de atos de violência e selvageria entre pseudo torcidas organizadas. Entretanto, ele ressaltou que, em Anápolis isso nunca aconteceu, acrescentando que nem nos jogos de maior rivalidade na cidade, no caso as tradicionais disputas entre Galo e Rubra, a questão da violência foi problema que justificasse tal suspensão.

Na liminar concedida o diretor do Fórum ressaltou que no Brasil a fabricação e comercialização de bebidas alcoólicas é liberada para todo e qualquer cidadão maior de 18 anos de idade, ao qual se atribui a responsabilidade por seus atos.

As bebidas alcoólicas voltaram a ser comercializadas normalmente já na partida disputada no Jonas Duarte entre Anapolina e Vila Nova de Minas Gerais, na última quinta-feira (20) pela série D do Campeonato Brasileiro.

Desde o dia 5 de agosto desse ano, por determinação de uma liminar assinada pelo desembargador do TJ, Walter Carlos Lemes, ficou proibido, em todo o Estado, o consumo e comercialização de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol. À época a Federação Goiana de Futebol (FGF) entrou em contato com os clubes goianos para ratificar a decisão do desembargador com a justificativa que a liminar teria a finalidade de prevenir que fatos violentos e desentendimentos pudessem ocorrer entre torcedores.


fonte: TJGO
edição: anapolisgonews
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Construções abandonadas e terrenos baldios são tomados por usuários de drogas


imagem web
A região central de Anápolis concentra terrenos ocupados irregularmente e usados como ponto de consumo de drogas. Baseado em denúncias apresentadas pela própria população e confirmadas pela Polícia Militar, os lotes baldios e construções abandonadas – popularmente conhecidas como mocós – estão diretamente relacionados à ocorrência de delitos nas suas imediações.

O espaço compreendido entre as avenidas José Lourenço Dias e Amazílio Lino de Souza, no Centro, é chamado pelos usuários de drogas como Afeganistão, em alusão ao país que enfrenta longo período de guerra e terror. Moradores e comerciantes vivem em constante sentimento de medo e insegurança.

Uma  comerciante moradora do local reclama da antiga sede do Lions Club, que está abandonada há anos e que foi invadida por usuários de drogas. “Eles fizeram um buraco no muro e por lá eles passam que nem ratos e se escondem. Outro dia roubaram uma moça que passava pela calçada. Eu vivo constantemente com medo”, relata.

O local citado pela moradora é um dos pontos mais críticos, e fica situado logo ao lado da Delegacia Regional de Fiscalização da Secretária da Fazenda do Estado. No local há muito mato e o mau cheiro é intenso. É possível observar que o prédio já se tornou uma espécie de mocó, devido às garrafas de bebidas alcoólicas, restos de cigarros e de drogas jogados pelo chão.

Outro comerciante da região avalia que a criminalidade no localestá diretamente ligada aos mocós, para ele se os proprietários tivessem mais cuidado com esses terrenos e os utilizasse de melhor forma com certeza não teríamos tanta criminalidade.

O comerciante ainda aponta que os mocós não são utilizados apenas para o consumo de drogas. Segundo ele, há também tráfico e muitas brigas entre os usuários.

O comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar de Anápolis, tenente coronel Paulo Inácio, salienta que a concentração de mocós na região já foi identificada pela PM, o que fez com que a Corporação intensificasse o patrulhamento e a abordagem na redondeza.

Ainda de acordo com o comando do Batalhão,  os pequenos furtos e delitos motivados por uso de drogas poderiam ser evitados com a eliminação desses mocós.

Para a Secretaria  do Gabinete de Gestão Integrada do Município,  o problema dos mocós se tornou pauta das reuniões do órgão com os Conselhos de Segurança do Município (Conseg). Segundo informações algumas sugestões já foram apontadas para combater a situação, como a notificação dos proprietários dos imóveis para que eles sejam limpos e aumente a sua segurança. Também foi citada a possibilidade da implantação de imposto progressivo sobre esses imóveis.


Por: Marcos Aurélio Silva
edição: anapolisgonews






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Unidade de saúde incentiva alimentação saudável
A Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta quarta-feira, 26, na unidade saúde da Vila Esperança, atividades de orientação a diabéticos e interessados no assunto. A partir das 8 horas, serão realizados testes de glicemia em jejum. Em seguida, será servido um café da manhã à base de frutas e palestra educativa sobre alimentação.

O objetivo da ação é conscientizar a população sobre as doenças causadas pela má alimentação, detectar os portadores do diabetes e encaminhá-los para o atendimento necessário.

A unidade da Vila Esperança atende em média 600 consultas médicas por mês, acompanha 96 pacientes portadores de diabetes e realiza mensalmente cerca de 8.600 procedimentos. A equipe é composta por médico, enfermeiro, cirurgião dentista, técnico de enfermagem, auxiliar de consultório dentário e sete agentes comunitários de saúde.


edição: anapolisgonews
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Funcionários públicos municipais comemoram seu dia na proxíma quinta-feira, 27

Com o objetivo de homenagear os servidores públicos municipais que contribuem para o sucesso desta administração, a Prefeitura de Anápolis, em parceria com o SindiAnápolis, está preparando uma programação especial para comemorar o Dia do Servidor Público, celebrado no dia 28 de outubro.

Na próxima quinta-feira, 27, será servido um café da manhã para os servidores municipais, a partir das 8 horas, no Centro Administrativo. Dentro da programação, haverá também apresentações culturais promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura.

O evento começa com a apresentação musical da dupla José Américo e Jerominho. Em seguida, acontece um show de humor com Pafunço e Zé do Brejo. Durante o evento serão sorteados brindes aos servidores.

A atual administração reconhece a importância que os servidores têm para o crescimento de Anápolis. A programação reafirma o compromisso de resgatar a autoestima e os valores dos servidores municipais.


edição: anapolisgonews
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Inscritos do EJA devem reimprimir comprovante
Os inscritos que imprimiram até o dia 6 de outubro o comprovante para os exames de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Goiás, e que vão fazer provas para os ensinos Fundamental e Médio, devem repetir o procedimento. As informações sobre local, data e horário das provas podem estar erradas por causa de uma falha técnica. Os dados foram atualizados.

Todo o procedimento será feito exclusivamente pela internet, por meio do site www.supletivo.go.gov.br. O edital com mais detalhes sobre os exames também está disponível no endereço. Quase 27 mil pessoas se inscreveram para os exames do EJA de 2011. Os candidatos puderam cadastrar-se em uma ou mais disciplinas e em provas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, simultaneamente, desde que não coincidissem os horários de realização das provas.

O sistema de avaliação será por notas, de 0 a 10, e a aprovação ocorrerá se o candidato obtiver nota igual ou superior a 5 em cada disciplina. A prova contará com 30 questões. Os programas das disciplinas do ensinos Fundamental e Médio estão disponíveis no site. Os exames serão aplicados em Anápolis, Aparecida de Goiânia, Catalão, Formosa, Goianésia, Goiânia, Goiás, Iporá, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Mineiros, Porangatu, Posse, Rio Verde, São Miguel do Araguaia e Uruaçu.



edição: anapolisgonews
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
IML de Anápolis recebeu 130 vítimas fatais de acidentes de trânsito

Uma es­ta­tís­ti­ca so­bre óbi­tos por aci­den­tes de trân­si­to re­gis­tra­dos no Nú­cleo Re­gi­o­nal de Po­lí­cia Téc­ni­co Ci­en­tí­fi­ca de Aná­po­lis, di­vul­ga­do pe­lo Ga­bi­ne­te de Ges­tão In­te­gra­da do Mu­ni­cí­pio (GGIM), dei­xou alar­ma­da uma par­te da po­pu­la­ção, de­vi­do o ele­va­do nú­me­ro de mor­tos nes­tas cir­cun­stân­cias no pe­rí­o­do de ja­nei­ro a se­tem­bro des­te ano.

De acor­do com es­sa es­ta­tís­ti­ca, no pe­rí­o­do pas­sa­ram pe­lo Ins­ti­tu­to Mé­di­co Le­gal (IML) de Aná­po­lis 130 ví­ti­mas fa­tais de aci­den­tes no trân­si­to, sen­do 10 em ja­nei­ro, 13 em fe­ve­rei­ro, 12 em mar­ço, 12 em abril, 15 em maio, 11 em ju­nho, 14 em ju­lho, 23 em agos­to e 20 em se­tem­bro.
Es­tes nú­me­ros são de óbi­tos de aci­den­tes no trân­si­to que de­ram en­tra­da no IML, mas não sig­ni­fi­cam que to­dos es­tes aci­den­tes ocor­re­ram na área do Mu­ni­cí­pio, o IML de Aná­po­lis aten­de 18 mu­ni­cí­pios cir­cun­vi­zi­nhos, on­de par­te das 130 mor­tes de­ve ter ocor­ri­do.

Os pe­ri­tos do Nú­cleo com­pa­re­cem aos lo­ca­is on­de ocor­rem aci­den­tes de trân­si­to so­men­te quan­do há re­gis­tro de óbi­tos.
Ou­tras ví­ti­mas são re­mo­vi­das aos hos­pi­tais pe­lo Cor­po de Bom­bei­ros ou pe­lo Sa­mu, sem ne­nhu­ma par­ti­ci­pa­ção da Po­lí­cia Téc­ni­co Ci­en­tí­fi­ca.

De ja­nei­ro a se­tem­bro ocor­re­ram ape­nas 24 mor­tes por aci­den­te de trân­si­to na área do Mu­ni­cí­pio.
Es­se nú­me­ro de óbi­tos, cau­sa­dos por aci­den­tes de trân­si­to em Aná­po­lis, é de uma mor­te ocor­ri­da em ja­nei­ro, du­as em fe­ve­rei­ro, du­as em mar­ço, du­as em abril, du­as em maio, três em ju­nho, qua­tro em ju­lho, três em agos­to e cin­co em se­tem­bro. Po­de ter ocor­ri­do ou­tros óbi­tos de­pois que as ví­ti­mas fo­ram en­ca­mi­nha­das aos hos­pi­tais, po­rém, a Po­lí­cia Téc­ni­co Ci­en­tí­fi­ca não dis­põe de in­for­ma­ções so­bre o lo­cal on­de ocor­re­ram os aci­den­tes que pro­vo­ca­ram es­tas mor­tes por­que os hos­pi­tais não nos for­ne­ce es­ta in­for­ma­ção.

To­das as ví­ti­mas de aci­den­tes no trân­si­to ocor­ri­dos nos 18 mu­ni­cí­pios cir­cun­vi­zi­nhos e sob a ju­ris­di­ção do Nú­cleo Re­gi­o­nal de Po­lí­cia Téc­ni­co Ci­en­tí­fi­ca lo­cal são en­ca­mi­nha­dos pa­ra o Hos­pi­tal de Ur­gên­cias de Ur­gên­cias de Aná­po­lis ou pa­ra a San­ta Ca­sa de Mi­se­ri­cór­dia. Lem­bra tam­bém que as ví­ti­mas que mor­rem nes­tes hos­pi­tais aca­bam sen­do in­cluí­das na es­ta­tís­ti­ca do Nú­cleo Re­gi­o­nal.

Par­te des­sas vi­ti­mas, cu­jos óbi­tos ocor­rem de­pois que são en­ca­mi­nha­das aos hos­pi­tais, com cer­te­za não é de Aná­po­lis, os hos­pi­tais, em seus re­la­tó­rios en­ca­mi­nha­dos ao ór­gão, es­cla­re­ce ape­nas a cau­sa do óbi­to sem in­for­mar on­de ocor­re­ram os aci­den­tes que pro­vo­ca­ram as mor­tes.


edição: anapolisgonews
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Embriaguez ao volante nos finais de semana é recorde

Apesar do cerco das autoridades e do endurecimento da legislação, os flagrantes de embriaguez ao volante são cada vez mais comuns. Anápolis não foge à regra. Dados da Polícia Militar mostram que de 1º de janeiro a 17 de outubro desse ano foram registrados 668 casos de motoristas dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas no perímetro urbano da cidade.

O número corresponde às abordagens realizadas pelo 4º e também pelo 28ª batalhões. O índice é alto ao se considerar que a lei é bem clara ao determinar que é proibido dirigir após ingestão de álcool, sob pena de o autuado pagar multa, ter a CNH apreendida e, em casos de envolvimento em acidentes com vítimas fatais, ainda ficar suscetível de responder a processo criminal por homicídio culposo.

As  estatísticas da PM revelam um dado particularmente alarmante. Nos finais de semana o desrespeito à Lei Seca aumenta consideravelmente. De quinta-feira a domingo os flagrantes são 87,09% maiores em relação aos outros dias da semana. De acordo com os números, dos 668 casos ocorridos desde o início do ano, 65 aconteceram nas quintas-feiras, 107 nas sextas, 162 nos sábados e 145 nos domingos. Do início ao final da semana é possível perceber que os dados da PM caminham em ordem crescente.

A maioria dos flagrantes de embriaguez no município envolve condutores jovens, com idades entre os 18 e 30 anos. Principalmente no período noturno.

A Polícia Militar dispõe de quatro aparelhos para realizar o teste do bafômetro em Anápolis, um para cada unidade (4º BPM, 28º BPM e 24º Companhia Independente de PM), número considerado suficiente para atender a demanda, mas quando necessário a PM conta com o suporte do equipamento da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT).

Em média a Polícia Militar consegue abordar um condutor por cada grupo de dez. Isso por que não é possível a PM atuar em todos os lugares ao mesmo tempo, o que é inviável destacar todo efetivo para uma única atividade policial. Mesmo assim o comando da PM informa que o trabalho de fiscalização, com realização de testes de bafômetros, será constante na cidade.


edição: anapolisgonews


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Novo Código de Posturas terá regras mais rígidas no combate a perturbação do sossego e da ordem pública

O novo Código de Postura de Anápolis, em tramitação na Câmara Municipal, promete regras mais rígidas para o combate à perturbação do sossego e da ordem pública. A dúvida ainda é se o Município terá como responder à eficácia dessa lei, com uma fiscalização que efetivamente garanta a sua aplicação. Contudo, a legislação é o passo fundamental e necessário para que a comunidade possa conviver de forma harmônica, com as pessoas respeitando os limites umas das outras.

O capítulo II do referido código é todo ele dedicado à “moralidade, sossego e segurança”. E, já no seu primeiro artigo (8º da lei), diz: “Os proprietários ou responsáveis pelos estabelecimentos comerciais, industriais, prestadores de serviços em geral são obrigados a zelar pela manutenção da ordem e da moralidade, impedindo neles: desordens, obscenidades, algazarras e outros barulhos”. De acordo com a proposta, o licenciamento de qualquer atividade que possa perturbar o sossego e a tranquilidade pública, ficará condicionado à demonstração de adoção de medida que reduzam o nível de incomodidade, dentro dos padrões que são fixados pela lei.

“Os estabelecimentos ou pessoas que, para o exercício de suas atividades, produzam sons ou ruídos provenientes da execução de música ao vivo ou por aparelho de som, engenho que produza alerta, propaganda, publicidade, anúncios ou ruídos de qualquer natureza, ficam obrigados a executar medidas de propagação do som para o exterior, devendo sempre respeitar os limites definidos”, reza a matéria, acrescentando ainda que, caso não seja apresentada a licença devida ou a intensidade sonora esteja acima do permitido, o proprietário poderá ser penalizado com a “apreensão obrigatória e imediata dos aparelhos, sem prejuízo de outras sanções”. No caso de veículos com som automotivo, caso haja constatação de perturbação, os mesmos poderão ser apreendidos pelos fiscais de Postura e recolhidos aos pátios da CMTT ou da Ciretran. O infrator estará ainda sujeito às multas do Código de Trânsito Brasileiro.

Com a nova legislação a realização de eventos em logradouros públicos ou particulares que utilizem equipamentos sonoros deverá ser precedida de autorização do órgão de fiscalização. O promotor do evento terá ainda que obter alvará de liberação do juizado de Menores.

Comunicação às autoridades policiais, Corpo de Bombeiros e, se houver necessidade, a Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT). E também comprovante de recolhimento de ISS (Imposto sobre Serviços), Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do Crea\GO (se houver montagem de palco, camarotes ou estruturas semelhantes) e a declaração do responsável se comprometendo a zelar pelo bem estar público, acompanhado de requerimento solicitando autorização para o evento, com antecedência mínima de 15 dias.

A proposta ainda está em tramitação nas comissões técnicas da Câmara Municipal, que só voltará a se reunir a partir do dia sete de novembro próximo.


edição: anapolisgonews
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Caminhão fabricado em Anápolis é apresentado na FENATRAN 2011

Os visitantes do 18º Salão Internacional do Transporte (FENATRAN), principal evento do setor na América Latina, vão poder conferir no estande da Hyundai Caoa o intenso trabalho da empresa para se firmar ainda mais no mercado de caminhões. Nessa edição do evento, realizada entre os dias 24 a 28 de outubro no Anhembi, em São Paulo, a grande novidade está por conta da apresentação oficial do caminhão leve HD78, produzido na fábrica da Hyundai Caoa, em Anápolis, Goiás.

Para mostrar as formas de atuação do HD78, a empresa está expondo duas unidades implementadas do modelo, sendo uma com baú refrigerado e uma com plataforma de veículos. Há ainda mais uma versão cabine chassi, configuração comercializada pela Hyundai Caoa.

Além do HD78, também estão sendo exibidas no estande quatro unidades da caminhonete HR, veículo de transporte de cargas também produzido na fábrica da Hyundai Caoa em Anápolis. Com o intuito de mostrar a diversidade de público na qual o HR pode atender, esses veículos foram implementados de diferentes maneiras as quais o cliente pode configurar a caminhonete independente do ramo em que atue.

São configurações com baú refrigerado, voltado para empresas que atuam no ramo de frigorificados, ambulância, lanchonete e com baú de carga seca com porta rollup, o qual pode ser utilizado por lojas de móveis devido à grande facilidade de carga e descarga em espaços pequenos.


edição: anapolisgonews
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Idoso tem Programação especial em comemoração ao seu dia

imagem web
Nesta quarta-feira, 26, às 8h30, no Hospital-Dia do Idoso, haverá uma programação toda especial para as pessoas da terceira idades. A abertura do evento será com um café da manhã, seguido por atividades educativas, gincana cognitiva, sorteio de brindes e alguns exames preventivos para osteoporose, glicemia e aferição de pressão arterial. A expectativa é que cerca de 100 pacientes participem da festividade.

O evento também faz parte das comemorações do Dia Nacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro. Em Anápolis, a data foi marcada pela IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, onde os pacientes participaram de maneira expressiva na elaboração de propostas de políticas públicas que irão trazer maior qualidade de vida aos cidadãos idosos do município e do estado.

Em Anápolis uma instituição que atende pacientes da terceira idade é o Hospital-Dia do Idoso que foi inaugurado no dia 26 de janeiro de 2004 e tem o objetivo de atender pacientes que necessitem de reabilitação física, psicológica e social. Através do Programa de Atenção e Promoção à Saúde do Idoso, realiza ainda ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação. Atualmente, a unidade realiza em média 10 mil procedimentos e possui cerca de 2.500 pacientes.


edição: anapolisgonews
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 24 de outubro de 2011


Villa Nova 2 x 1 Anapolina - Derrota que valeu a classificação!
Anápolis está em festa. Na tarde deste domingo(23) o Anapolina foi a Nova Lima (MG), enfrentar o Villa Nova, no Estádio Castor Cifuentes e saiu de lá com vaga garantida nas quartas-de-final do
Campeonato Brasileiro da Série D.

No primeiro jogo aqui em Anápolis a “xata” fez o dever de casa e venceu por 1 a 0. Com isso, no jogo deste domingo o Anapolina jogava pelo empate. Apesar da derrota, o gol marcado fora de casa deu a classificação. Agora, pelas quartas, o time terá outro mineiro pela frente, o Tupi, de Juiz de Fora (MG).

Mesmo jogando fora de casa o Anapolina não se abateu com a abertura do placar pelo time mineiro e foi para o jogo, conseguindo o empate em seguida na cabeçada de jacó.
Apesar do jogo equilibrado, o Anapolina teve um boa chance de virar a partida aos 31 minutos. Valdanes desceu pela esquerda, entrou na área, dividiu com a zaga e a bola sobrou para Jadilson que bateu forte, por sobre o gol do Villa.

Mesmo com a derrota a rubra comemorou a vaga nas quartas-de-final da Série D. Agora o Anapolina vai a Juiz de Fora (MG) enfrentar o Tupi, na próxima quarta-feira, às 20h30.


edição: anapolisgonews


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...