Páginas

sábado, 5 de novembro de 2011


Morre o secretário e ex-deputado Fernando Cunha Júnior

O ex-secretário extraordinário para assuntos estratégicos do governo, Fernando Cunha Júnior, morreu na manhã deste sábado (05), aos 76 anos, em virtude de complicações respiratórias. Ele estava internado desde a última segunda-feira (31) no Hospital Anis Rassi com pneumonia.

O governador Marconi Perillo foi um dos primeiros a chegar ao hospital, logo após a notícia do falecimento do auxiliar. Políticos, familiares e demais autoridades do Estado participaram do velório do tucano, no Palácio das Esmeraldas. Colega de partido e conterrâneo de Fernando Cunha, o ex-deputado Ridoval Chiareltto lembra do estilo conciliador do político.

Fernando Cunha foi deputado federal por cinco mandatos e candidato ao senador em 1998. Desde o início do ano ocupava o cargo de secretário extraordinário para assuntos estratégicos do governo. A previsão é de que o corpo dele será cremado às 11 horas da manhã deste domingo. As cinzas serão levadas para a fazenda da família, que fica no município de Anápolis.


edição: anapolisGOnews






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1ª Mostra Sesc de Teatro movimenta Anápolis 

Hoje, na 1ª Mostra Sesc de Teatro de Anápolis, dois espetáculos movimentam o festival. Às 16 horas, o Grupo Zabriskie apresenta a sua elogiada peça infantil Luas e Luas, no auditório do Sesc Anápolis (Av. Santos Dumont, esq. com Zeca Louza, Bairro Jundiaí). Em cena, os palhaços Ana Banana e Juca Mole divertem a criançada.

Às 20 horas, no Teatro Municipal (Av. Brasil, Centro), a Cia. Julio Adrião Produções Artísticas encena o espetáculo A Descoberta das Américas. A peça é inspirada em fatos reais que ocorreram na Flórida e foram narrados pelo cronista Cabeça de Vaca.

Amanhã, das 14 às 18 horas, Marcelo Carneiro vai ensinar como elaborar projetos culturais. Todas as oficinas serão ministradas no Sesc de Anápolis.




fonte: O Popular
edição: anapolisGOnews
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 4 de novembro de 2011


Anápolis terá cinco Academias da Saúde, anuncia ministro 

O município de Anápolis vai ganhar cinco Academias da Saúde, programa do Governo Federal que visa estimular a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer. O anúncio foi feito, nesta sexta-feira (4), em Brasília, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Outros 86 municípios goianos também foram incluídos na iniciativa. Em todo o Brasil, foram selecionados dois mil locais em 1.828 municípios onde serão instaladas academias. Os lugares e o cronograma de implantação ainda serão divulgados.

"As Academias da Saúde são mais do que espaços públicos de lazer: trata-se de meios de acesso às práticas corporais pela maioria da população, com impacto direto na qualidade de vida e na saúde das pessoas”, ressalta o ministro. Padilha observa que a construção desses espaços é uma das estratégias do governo federal para a promoção da saúde, prevenção de enfermidades e redução de mortes prematuras por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) – medidas previstas no Plano de Ações Estratégicas para Enfretamento das DCNT.

Lançado em agosto, tem como meta a redução de 2% ao ano das mortes prematuras por essas doenças. O objetivo é alcançar melhorias em indicadores relacionados ao tabagismo, álcool, sedentarismo, à alimentação inadequada e obesidade.

Municípios goianos contemplados
Além das cinco Academias da Saúde em Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Trindade e Rio Verde vão receber duas unidades cada. Os demais, que terão uma, são os seguintes: Abadia de Goiás, Abadiânia, Acreúna, Adelândia, Água Fria de Goiás, Alexânia, Alto Horizonte, Alvorada do Norte, Amaralina, Americano do Brasil, Aragarças, Baliza, Bom Jesus de Goiás, Britânia, Buriti Alegre, Buriti de Goiás, Buritinópolis, Cabeceiras, Caçu, Caldazinha, Campinaçu, Campinorte, Campos Belos, Campos Verdes, Cavalcante, Ceres, Cezarina, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Damianópolis, Damolândia, Divinópolis de Goiás, Edealina, Flores de Goiás, Goianésia, Goianira, Guarani de Goiás e Guarinos.

Na lista aparecem também as cidades de Indiara, Ipameri , Iporá, Itumbiara, Jandaia, Jaraguá, Jataí, Luziânia, Mambaí, Mimoso de Goiás, Mineiros, Monte Alegre de Goiás, Montividiu, Mossâmedes, Mozarlândia, Mundo Novo, Niquelândia, Nova Aurora, Nova Roma, Novo Planalto, Orizona, Ouro Verde de Goiás, Padre Bernardo, Pirenópolis, Pires do Rio, Porteirão, Posse, Professor Jamil, Santo Antônio da Barra, Santo Antônio do Descoberto, São Domingos, São João d'Aliança, São Luís dos Montes Belos, São Miguel do Passa Quatro, São Simão, Senador Canedo, Simolândia, Sítio d'Abadia, Teresina de Goiás, Trombas, Varjão, Vianópolis, Vila Boa e Vila Propício.


Fonte: Goiânia em Rede
Edição: anapolisGOnews


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Empresas que ampliarem seus parques industriais terão isenção fiscal

Com o  objetivo de elevar o potencial econômico do município, a Prefeitura de Anápolis passa a conceder incentivos fiscais para os empreendimentos já instalados na cidade e que desejam ampliar o seu parque industrial. O benefício está previsto na Lei 3.582, que altera a Lei 3.109, e determina a isenção de ISS (Imposto Sobre Serviço) aos empreendimentos que se enquadrarem na norma.

A lei deixa especificado que a ampliação de complexos industriais compreende os serviços de arquitetura, engenharia, hidráulico, sanitário, elétrico e estrutural. O empreendedor que deseja o benefício tem até 60 dias após a expedição do alvará de licença para construção para procurar uma das unidades do Rápido e protocolar o seu pedido.

Para obter o benefício da isenção fiscal o empreendedor deve se enquadrar nas exigências dispostas na Lei 3.109. Para solicitar o incentivo é necessária a apresentação de toda a documentação exigida pela norma.

O benefício só será cedido para aquelas empresas que fizeram a contrapartida de adquirir o equivalente a 20% do valor total dos incentivos fiscais no comércio local. Também podem requerer o benefício aqueles que já tiveram algum tipo de incentivo fiscal quando na implantação do empreendimento.

De acordo como secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Mozart Soares, a lei é um incentivo para criação de mais emprego e renda para Anápolis. Ele ainda ressalta que o benefício se torna um atrativo para as empresas ampliarem a produção.


Edição: anapolisGOnews
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Religar”  incentiva devedores a quitarem contas atrasadas

Com o objetivo de estimular os consumidores a acertarem seus débitos pendentes até julho de 2011, a Celg D lança o Programa Religar, contemplando todos os consumidores pertencentes às classes residencial, industrial, comercial e rural.

Como incentivo, a Celg D oferece aos consumidores com pendências a retirada de multa e juros de mora. O programa tem duração de 60 dias, contados a partir de 1º de novembro de 2011. Ele abrange os responsáveis por unidades consumidoras com fornecimento suspenso, com negociação de dívidas em andamento e com processo jurídico.

O Religar abrange aproximadamente 132.800 unidades consumidoras, com um total de 372.900 faturas pendentes. Os consumidores interessados em quitar seus débitos podem procurar os pontos de atendimento comercial da Celg D, agências credenciadas e unidades do Vapt Vupt.

Data de vencimento
A data de vencimento da conta de energia pode sofrer alterações nos meses de novembro e dezembro. Tais mudanças atingirão os consumidores das cidades de Aparecida de Goiânia, Caldazinha, Campestre, Cedro e Santa Maria, Trindade, Senador Canedo e bairros de Goiânia. A Celg esclarece que para quem já fez opção pelo vencimento alternativo, a data escolhida será preservada.

Para saber se a data de vencimento da conta foi mudada, o consumidor pode acessar o site da Celg, ligar no 0800 62 0196, se dirigir a uma Agência de Atendimento, uma agência credenciada ou às unidades do Vapt Vupt. A mudança visa otimizar os recursos, a qualidade e a logística operacional dos serviços comerciais, além de trazer mais agilidade e qualidade ao atendimento da Celg.


Edição: anapolisGOnews
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Empresariado Anapolino  entrega novas instalações da Delegacia da Mulher

Na próxima sexta-feira (11),  a partir das 17 horas, acontecerá a solenidade de entrega das novas instalações da Delegacia de Proteção à Mulher em Anápolis. O prédio, locado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, está sendo totalmente reformado e adaptado para sediar a especializada, que, hoje, funciona na Rua 18 de Setembro, no Bairro Jundiaí. As novas instalações ficam na Rua Arinesto de Oliveira Pinto, ao lado do prédio da Delegacia Regional de Polícia Civil e são bem mais amplas, funcionais e confortáveis.

As providências, no sentido de se reformar o prédio, partiram de um grupo de empresários ligados à diretoria da Associação Comercial e Industrial de Anápolis, que levantaram um total aproximado de R$ 12 mil, além de doações em artigos próprios para esta finalidade: material elétrico; tintas, móveis e equipamentos. De acordo com o Presidente da ACIA, Wilson de Oliveira, um dos idealizadores do trabalho de parceria, o empresariado de Anápolis, novamente, se mostrou solidário a uma causa importante, que é o da segurança pública, e se dispôs a ajudar.

A solenidade de entrega das novas instalações acontecerá, inicialmente, no prédio da ACIA, onde  serão conferidos certificados de reconhecimento da Delegada Aline Soares Vilela, titular da Delegacia, e do Delegado Regional, Luiz Teixeira. Serão, também, feitos pronunciamentos por parte de várias autoridades e, em seguida, todos se dirigirão à pé para as novas instalações da Delegacia onde acontecerá a inauguração propriamente dita.

Um dos idealizadores do apoio, Edson Tavares, Superintendente do Porto Seco Centro Oeste, também, dirigente da ACIA, disse que os empresários devem participar da vida ativa da Cidade, tendo em vista que tais ações resultam em benefício para a própria comunidade onde eles estão inseridos.

Em outras ocasiões, os empresários de Anápolis já participaram de projetos de apoio à segurança, casos específicos da reforma do Sexto Distrito Policial, no Bairro JK e da construção da Ala Feminina da Cadeia Pública, onde se criou espaço para 30 detentas. Atualmente, estão sendo processadas reformas nos pavilhões masculinos do Centro de Inserção Social “Monsenhor Luiz Ilc” e uma série de outros melhoramentos, inclusive com o apoio de uma empresa de confecções que utiliza parte da mão de obra dos detentos da Cadeia Pública.


Fonte: contexto
Edição: anapolisGOnews
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mutuários que venderem ou alugarem, podem perder os imóveis

A advertência é da Prefeitura de Anápolis, através da Secretaria Municipal de Assistência Social. O titular da pasta, Professor Francisco Rosa, disse que um levantamento inicial, detectou que, somente no Conjunto Copacabana, mais de 60 casas estão nesta situação. O contemplado ainda não se mudou para o imóvel, ou, já existe outra família ocupando a casa. De acordo com o Secretário, neste último caso, nem o proprietário original, nem o que está morando no imóvel, tem direito.

Existem pessoas que se valem do benefício para, simplesmente, especularem. Há casas que ainda não foram ocupadas, levando a entender que o beneficiário ou não quer, ou não precisa dela. Sem contar que existem casos comprovados de gente que está esperando a valorização dos conjuntos para venderem o “direito”, que na verdade, não dá nenhuma garantia a quem compra.

Problemas
A situação dos imóveis do programa “Minha Casa, Minha Vida” diferencia, por exemplo, de projetos antigos, como a Vila Esperança e Conjunto Filostro Machado, quando as casas foram construídas em regime de mutirão e doadas para famílias escolhidas à época. Hoje, nesses conjuntos, conforme o Secretário, não se encontra mais nem 30 por cento dos beneficiários originais. A maioria vendeu as casas para terceiros e não há como se reverter a situação. No caso do programa atual, existe um contrato assinado com a Caixa Econômica Federal que, a princípio é a dona do imóvel. Ela o vendeu com subsídio do Governo, justamente para contemplar famílias carentes. Mas, mesmo assim, são pagas prestações mensais e tudo é controlado pela instituição. Como se trata de um contrato, ele pode ser revisto, suspenso e anulado, caso suas cláusulas sejam desobedecidas ou contrariadas.

O contrato de gaveta é ilegal, tanto para quem vende quanto para quem compra. O comprador , aquele que toma posse do imóvel, mas paga a prestação em nome do beneficiário original, não tem respaldo jurídico nenhum, mesmo que o documento seja registrado em cartório. Ele poderia, em tese, adquirir o imóvel, mas, junto à Caixa Econômica Federal, somente depois de uma reavaliação, tendo em vista que não preencheria os requisitos para ser contemplado com o imóvel subsidiado. Neste caso, o valor da casa e, consequentemente das prestações, seria bem maior. Além do mais, trata-se de uma prática criminosa, prevista em lei e que gera problemas legais para quem assim procede.

A Prefeitura está realizando um levantamento com base em inspeções, investigações e fiscalizações diárias nos conjuntos. Além disso, são feitas constantes denúncias de operações ilegais envolvendo beneficiários do programa “Minha Casa, Minha Vida”. Estas pessoas podem responder criminalmente pelos atos, além de perderem o direito da moradia. Francisco Rosa fez um apelo para que tais irregularidades sejam denunciadas, já que mais de 18 mil pessoas, realmente necessitadas, estão na fila à espera de um lugar para morar, enquanto que outras especulam com um benefício obtido junto ao Governo.


Fonte: contexto
Edição: anapolisGOnews




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Invasões públicas serão combatidas com rigor pela PMA

imagem ilustrativa - web
A Procuradoria Geral do Município está fazendo um trabalho intensivo para a desocupação de invasões em áreas públicas. Segundo informou a Procuradora Andréia de Araújo Inácio Adourian, essas invasões estão espalhadas por vários setores da Cidade, não havendo pontos específicos onde o problema se concentre. É um problema antigo, mas de grandes consequências para a própria comunidade.

Existem casos de ocupação de ruas, de áreas de preservação ambiental e, áreas de risco para moradia. Para cada caso, a Procuradoria adota uma linha de trabalho. “Nós procuramos, principalmente, resolver as questões no âmbito administrativo. Mas, há casos em que a Postura age com o seu poder de polícia para fazer as retiradas e, quando as soluções esgotam, buscamos a saída judicial”, informou a Procuradora.

Além de enfrentar os problemas existentes, é realizado um trabalho para evitar reincidência. Por conta disso, por exemplo, a Prefeitura já cercou várias áreas de preservação na Cidade, com o objetivo de proteger a fauna, a flora, as nascentes e os mananciais de água.

As  ocupações irregulares, muitas das vezes, ocorrem onde a Prefeitura poderia construir uma escola, uma creche, um posto de saúde ou uma praça e outros equipamentos públicos para servirem à coletividade. Dessa forma, a ação isolada de uma pessoa, ou de um grupo, traz prejuízo para a comunidade, mesmo por que o Município já não dispõe de muitas áreas públicas para atender às demandas.

A Procuradora enfatiza que este trabalho está sendo feito continuamente e, inclusive, alerta que a população pode ajudar denunciando alguma ocupação ilegal. Além disso, as invasões em áreas de risco, por exemplo, colocam em perigo a própria integridade dos moradores que estão nesta condição. E, o problema não está restrito a áreas onde residem pessoas de baixa renda, mas há, também, as chamadas invasões milionárias, onde famílias de bom poder aquisitivo ocupam parte de terrenos para aumentarem o tamanho de suas propriedades.


Edição: anapolisGOnews


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 3 de novembro de 2011


Vila Feliz recebe cursos de capacitação

imagem ilustrativa - web
A Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com a Caixa Econômica Federal estará realizando cursos profissionalizantes na comunidade  Vila Feliz, o objetivo é oferecer mais qualidade de vida aos moradores da comunidade e região. As atividades serão desenvolvidas no  Centro de Formação Social Miriam de Resende. As inscrições se iniciam na próxima segunda-feira, 07, no próprio local.

As atividades fazem parte do Projeto Técnico Social do Residencial Vila Feliz, Além dos cursos profissionalizantes, ainda vão acontecer gincanas, jogos, pula-pula e oficinas de confecção de brinquedos com material reciclável.

A comunidade poderá aprender as seguintes técnicas:
 
- Coleta Seletiva para confecção de brinquedos alternativos e artesanato em geral;

- Bordado com pedraria em chinelo;

- Confecção de bonecos de pano;

- Produção de doces e bombons decorados; e,

- Decoração com balões.


edição: anapolisGOnews


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ginásio Carlos de Pina recebe 2ª Etapa da Copa Brasil Central de Basquete

imagem web
Tem início na próxima sexta-feira, 11, a 2ª Etapa da Copa Brasil Central de Basquete Sub 15 e Sub 17 Masculina. A abertura do evento acontece às 8 horas no Ginásio Carlos de Pina, com entrada gratuita.

Os jogos acontecem até o dia 13 de novembro e contará com a participação de equipes de Minas Gerais, Brasília e Goiás. A 1ª Etapa da Copa Brasil Central de Basquete aconteceu em Uberlândia e as finais serão em Brasília ainda com data a ser definida.

Horários dos jogos:
Dia 11 e 12 de novembro (sexta e sábado)
Das 08 às 19 horas

13 de novembro (domingo)
Das 08 às 16 horas


edição: anapolisGOnews
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Secretaria promove Simpósio sobre queimados e primeiros socorros

imagem web
A Secretaria Municipal de Saúde/Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), estará realizando no próximo dia 8 de novembro, das 8 às 12 horas, no auditório do Senai, o Simpósio de Prevenção e Primeiros Socorros em Queimados. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3902-2498 ou pelo e-mail: cerest@anapolis.go.gov.br.

Na oportunidade, o cirurgião plástico e geral, Dr. Leonardo Rodrigues da Cunha, irá orientar sobre os riscos de acidentes com queimaduras. O seminário é aberto para profissionais que estão mais sujeitos a estes tipos de acidentes, como merendeiras, mototaxistas e população em geral.

Seminário de Prevenção e Primeiros Socorros em Queimados
Data:08/11/11
Horário:08 às 12 horas
Local:Auditório do Senai, Rua Engenheiro Roberto Mange, nº 239, Bairro Jundiaí


edição: anapolisGOnews
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Colégio Militar abre inscrições para o ano letivo de 2012 

Colégio Militar Anápolis
Estudantes interessados em disputar uma das vagas oferecidas pelo colégio militar Dr. César Toledo, em Anápolis, têm até 18 de novembro para se inscrever. Serão disponibilizadas 1549 vagas em todo o estado de Goiás, distribuídas nas cidades que tem unidade da instituição, as inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira das 8 às 11 e de 13 às 17 horas. Cada candidato poderá se inscrever somente uma vez, ficando proibída a inscrição em duas unidades.

Documentação Necessária:
Declaração Escolar que está cursando a série anterior à pretendida,
Cópia da identidade do pai, mãe ou responsável,
Cópia da identidade ou certidão de nascimento do aluno
Recolhimento de R$ 25,00 no ato da inscrição

Número de vagas – Anápolis:
6º Ano - Ens. Fundamental - 120 vagas
( 60 Dependente Militar e 60 civil)

1º ano - Ensino Médio - 150 vagas
( 75 Dependente Militar e 75 civil)

Sorteio:
Dia 30 de novembro de 2011
As  9h no Ginásio do CPMG-Anápolis
Av. Monteiro Lobato Qd 02 s/nº
Jardim Alexandrina


edição: anapolisGOnews
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...