Páginas

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Aterro Sanitário de Anápolis é referência no Estado

O sistema de gestão dos resíduos sólidos do Aterro Sanitário de Anápolis é exemplo pra outras cidades do Estado, graças aos grandes e constantes investimentos feitos pela Prefeitura nos últimos anos.

O município é exemplo no modelo de tratamento de chorume, com a instalação de quatro lagoas, e na operação correta e manutenção do local quanto à disposição dos resíduos domésticos e hospitalares.

Os investimentos também garantiram a licença ambiental do aterro até 2015. As informações são confirmadas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Segundo o gerente de Resíduos Sólidos as lagoas de chorume da cidade têm a melhor estrutura do estado, já que evitam com eficiência que o líquido decomposto do lixo orgânico seja lançado diretamente no solo.

O chorume é drenado das valas, pela força da gravidade, por canais até uma estação de tratamento. Antes de serem liberados, os gases produzidos são queimados para que possam minimizar os efeitos na camada de ozônio.
Para garantir que a liberação do chorume não prejudique o meio ambiente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, desenvolve várias vistorias. Entre elas estão à análise química das águas subterrâneas e das águas pluviais, acompanhamento do chorume bruto e tratado e a inspeção das canaletas de drenagem pluvial.

O trabalho desenvolvido na cidade foi reconhecido pelo promotor Marcelo Celestino, que há anos acompanha a situação do Aterro Sanitário de Anápolis. “Anápolis é um divisor de águas por ser um centro de escoamento tanto de Goiás, quanto do Distrito Federal. O que é feito aqui refletirá em vários locais. Por isso, a cidade dá um exemplo ao Brasil de um sistema bem feito”, pontuou na solenidade de inauguração das lagoas, em dezembro de 2010.
O Aterro Sanitário de Anápolis, considerado de médio porte, tem licença de funcionamento para mais três anos, com vencimento em julho de 2015. Segundo a Semarh, apenas dez município de Goiás tem esse alvará de funcionamento.


com informações da pma
edição: anapolisGOnews
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário