Olimpíada de Matemática: Alunos de Anápolis têm duas
medalhas de ouro
Dois estudantes do
Colégio Militar “Doutor Cezar Toledo”, de Anápolis estão entre os cinco de
Goiás que se classificaram no mais alto escalão do projeto
Entregues pela Presidente Dilma Rousseff e pelo Ministro da
Educação, Aloísio Mercadante, na tarde da última segunda-feira, 27, no Rio de
Janeiro, os prêmios da sétima edição da Olimpíada Brasileira de Matemática de
Escolas Públicas, disputadas em 2011. Das cinco medalhas de ouro conseguidas
pelos inscritos por Goiás, duas vieram para Anápolis. Foram contemplados os
estudantes André Fernandes Freire e Pedro Garcia, que concorreram no Nível 2.
Ambos são alunos do Colégio Militar “Doutor Cezar Toledo”, que funciona na Vila
Alexandrina. Os demais goianos com medalha de ouro foram Ana Carolina Gomes
Toledo (Escola “Cristiano Carlos”, de São Luiz dos Montes Belos) e Thiago Luiz
Faustino da Silva (Colégio Militar de Itumbiara), que concorreram no Nível 1 e,
Orival Lino do Nascimento (Escola Agropecuária Senador João A. Sobrinho”, de
Inhumas), concorrente no Nível 2. Goiás ficou em um modesto décimo quinto lugar
(atrás d estados como Piauí; Amazonas, Ceará, Mato Grosso do Sul e Pernambuco),
com cinco medalhas de ouro, 10 de prata e 24 de bronze. Os goianos obtiveram,
ainda, 801 menções honrosas.
Além de André Fernandes e Pedro Garcia, o estudante Daniel
Marques Vieira, também do Colégio Militar “Doutor Cezar Toledo”, conquistou a
Medalha de Prata, enquanto que Gustavo Rodrigues, da Escola “Rotary Donana”
ficou com a Medalha de Bronze, ambos do Nível 2. João Garcia conseguiu a
Medalha de Bronze no Nível 1 e, Jetúlio Hugo Borges Silva, ficou com a Medalha
de Bronze no Nível 3. Todos são alunos do Colégio Militar “Doutor Cezar
Toledo”. De acordo com a coordenação do projeto, mais de 19 milhões de
estudantes, em todo o Brasil, se inscreveram para a competição.
A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição
dedicada aos alunos brasileiros ou de escolas e universidades brasileiras das
redes pública e privada desde o 6o ano (antiga 5ª série) do Ensino Fundamental
até estudantes universitários em nível de graduação. Os objetivos principais
são estimular o estudo da Matemática pelos alunos; desenvolver e aperfeiçoar a
capacitação dos professores; influenciar na melhoria do ensino, e detectar
jovens talentos. Esta competição é realizada anualmente em quatro níveis, de
acordo com a escolaridade do aluno:
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