Anápolis é 6ª mais digitalizada do País
A cidade de Anápolis, a 55 quilômetros de Goiânia, foi eleita a sexta
cidade do País com maior nível de digitalização em uma lista de 100 municípios
brasileiros que aparecem no ranking da segunda edição do Índice Brasil de
Cidades Digitais (IBCD). Outras regiões goianas também estão na lista, mas bem
depois da anapolina: Goiânia, em 54º lugar, e Rio Verde, em 58º. A pesquisa foi
apresentada na terça-feira (3), em um evento realizado em São Paulo.
Secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de
Anápolis, Fabrízio de Almeida Ribeiro esteve presente no evento para receber a
premiação em nome da cidade. “Desde 2009, o município tem recebido
investimentos em tecnologia digital. Hoje, temos sete telecentros com 11
computadores e impressora em cada local, para uso gratuito da população”, citou.
“Na pesquisa, também foram levados em consideração do programa Professor Conectado, que disponibiliza um notebook para cada professor em sala de aula; os Espaços Digitais nas escolas mantidas pela prefeitura, coordenados pela Secretaria Municipal de Educação; além de terem sido disponibilizados cerca de 1,5 mil computadores com acesso à internet nas escolas, nos últimos três anos”, informou Ribeiro.
Ainda conforme o secretário, para avaliação do IBCD, também entraram em cenas as seis Praças Digitais, que disponibilizam acesso à internet através do wi-fi para as pessoas que utilizam notebooks, tablets, iPhones, entre outros aparelhos tecnológicos. “Os técnicos que estiveram em Anápolis também avaliaram o trabalho do programa Expresso Digital. Trata-se de um ônibus com 15 computadores com acesso à web, que transita nos bairros, inclusive oferecendo cursos de informática gratuitamente”, destaca. “As 25 câmeras de videomonitoramento da Segurança Pública, coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), também serviram para colocar Anápolis como a sexta cidade brasileira mais digitalizada do País”, completa o gestor.
Avaliação
Segundo o CPqD, que realizou a pesquisa em todo o Brasil em parceria com a Momento Editorial, os resultados finais mostraram que, em geral, o nível de digitalização dos municípios cresceu.
Na pesquisa deste ano, o ranking trouxe um total de cem cidades, ou seja, um aumento de 33% em relação aos 75 municípios que participaram em 2011. “É importante destacar que, além da amostragem maior e mais abrangente, incluindo municípios de todas as regiões do País, houve também uma melhora na pontuação das cidades que participaram pela segunda vez da pesquisa”.
Editora executiva da Momento Editorial, Fátima Fonseca destacou, no mesmo comunicado, que Anápolis saltou da 49ª posição, em 2011, para o 6º lugar, nesta edição. Outras cidades bem colocadas no ano passado também cresceram no setor, como Curitiba, que saiu do 2º lugar e agora ocupa o primeiro no IBCD 2012.
Do total de cem municípios brasilieros que compõem o ranking do Índice Brasil de Cidades Digitais, 58 são do Sudeste (especialmente de São Paulo), 25 do Sul, 12 do Nordeste, três do Centro-Oeste (Anápolis, Goiânia e Rio Verde), e apenas dois estão no Norte.
com informações do Jornal o hoje
edição: anapolisgonews
Nenhum comentário:
Postar um comentário