Páginas

terça-feira, 10 de julho de 2012


Nova empresa assume lugar da Delta na limpeza urbana
Anápolis terá, a partir desta terça-feira, 10, uma nova empresa para realizar os serviços de limpeza urbana, coleta e tratamento de lixo na cidade. Em nota à imprensa divulgada na manhã de quinta-feira, 05, a Administração Municipal divulgou anunciou que, em virtude de recomendação do Ministério Público Federal, a Delta Construções S/A, deixará de operar na Cidade. O Consórcio GC Ambiental, segundo colocado na licitação realizada em 2009 e que já realizou esse serviço, vai voltar a desenvolvê-lo.
Ainda, de acordo com a nota divulgada, a Prefeitura afirma que “a transição não acarretará nenhum prejuízo ao andamento dos serviços, uma vez que, na rescisão do contrato, foi estipulado um prazo de 10 dias para as providências operacionais; financeiras; trabalhistas, administrativas e jurídicas. Além disso, a Prefeitura recomendou à GC Ambiental que seja feita a recontratação de todos os empregados, garantindo, assim, a continuidade das operações de limpeza e a ocupação destes trabalhadores”.

O Governo Municipal já admitia a possibilidade do rompimento do contrato com a Delta, que entrou em processo de recuperação judicial em todo o País. O problema se agravou depois de denúncias dando conta de que a empresa teria utilizado documentos fraudados para ganhar licitação no Estado do Tocantins, o que poderia ter ocorrido, também, em relação a Anápolis, porém, ainda não comprovado.

No dia 12 de junho último, o ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, declarou a empresa Delta Construções S/A inidônea para contratar com a Administração Pública. A empresa está no “olho do furacão” da CPMI do Congresso Nacional (criada em 19 de abril), que investiga a relação do contraventor Carlinhos Cachoeira com agentes políticos e empresas. Cachoeira foi preso na Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, em 29 de fevereiro. Segundo as investigações, a Delta teria ligações com o esquema do contraventor.

Em Anápolis, a Delta Construções iniciou o serviço de limpeza urbana, coleta e tratamento de lixo no dia 8 de fevereiro de 2010. No ano anterior, ela participou de um processo de licitação, que teve a presença de 15 concorrentes. O resultado do certame, que deu a empresa como vencedora, chegou a ser contestado, mas a Delta conseguiu reverter e celebrou o contrato com validade de cinco anos, no valor de R$ 101 milhões. Na época, houve um deságio de pouco mais de 30%.

A Delta era, também, responsável pela administração do Aterro Sanitário, que é considerado modelo no País, implantado com recursos na ordem de R$ 1,3 milhão.


edição: anapolisgonews 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário