Páginas

quinta-feira, 20 de outubro de 2011


UEG realiza evento de Iniciação Científica e Pesquisa  
A Universidade Estadual de Goiás, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PrP), realiza desde a quarta-feira (19), na unidade universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas da UEG de Anápolis, dois eventos voltados para as ações de pesquisa e valorização das atividades de iniciação científica. Professores, pesquisadores e alunos de todas as unidades da UEG, bem como de outras instituições de ensino superior, são esperados para participar da programação do 9º Seminário de Iniciação Científica e 6ª Jornada de Pesquisa e Pós-Graduação.

A programação está inserida também no calendário da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011 (SNCT), do Ministério da Ciência e Tecnologia que acontece até o dia 23 de outubro - em todo o País - com o tema Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de risco.
Os dois eventos que serão realizados de 19 a 21 de outubro, têm por finalidade a divulgação e avaliação das pesquisas desenvolvidas no âmbito dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica mantidos com recursos do CNPq (PIBIC, PIBIC-AF e PIBIT/CNPq) e recursos próprios (PBIC/UEG). De acordo com a professora Mirley Santos, coordenadora de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, o Seminário e a Jornada também têm por objetivo “promover a integração entre discentes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores de todas as áreas do conhecimento provenientes das diferentes unidades universitárias da UEG .”

Programação
Os trabalhos foram abertos pela professora Mirley Santos que abordou em palestra o tema “A Iniciação Científica na UEG: cenário atual e perspectivas”. A segunda palestra do dia será às 10h30 sobre “A Importância da Multidisciplinaridade na Pesquisa Científica” com o professor Ricardo Gargano, da UnB.

Essa quinta-feira, dia 20, será dedicada às apresentações de comunicações orais e sessão de painéis. Na sexta, para encerrar a programação, acontecem no período matutino as palestras “O Cerrado Brasileiro no Contexto das Mudanças Ambientais Globais: Em Busca de Novos Paradigmas Sociais, Econômicos e Ambientais” com o professor Laerte Guimarães Ferreira Júnior, da UFG; “Transferência de Tecnologia e Inovação- Desenvolvimento Local e Regional” com o professor João Teodoro Pádua, também da UFG; “Desafios e Oportunidades da Ciência, Tecnologia e Inovação em Goiás”, com o superintendente de Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Fomento da Tecnologia da Informação da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, Jeferson de Castro Vieira; e “Transferência e Inovação Tecnológica” com Maria do Socorro Mendonça Campos do Instituto Nacional de Propriedade Industrial -INPI.

Este ano o evento contará com a apresentação de 236 trabalhos na modalidade painel e 56 trabalhos de bolsistas do CNPq em apresentações orais. Ao final do evento, os melhores trabalhos serão premiados após passar pela avaliação de uma comissão especialmente formada para analisar os trabalhos por área de conhecimento.


agência Goiana de Comunicação
edição: anapolisgonews 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário