Janeiro já é o mês mais violento dos últimos 3 anos
Janeiro já é o mês mais violento dos últimos três anos. Somente nesses 25 primeiros dias foram registrados dez homicídios, além dos dois cadáveres encontrados em Anápolis. No mesmo período de 2011 foram registrados quatro assassinatos, menos da metade dos crimes ocorridos neste ano.
A última vítima deste ano foi Hugo César Martins, de 18 anos, assassinado na Vila Formosa com vários tiros de arma de fogo, na última quarta-feira (18). O jovem não tinha antecedentes criminais, mas de acordo com a Polícia Civil sua morte pode ter algum envolvimento com tráfico de drogas. O pai da vítima, contou que sabia que o filho era usuário.
O comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar em Anápolis, tenente-coronel Paulo Inácio, reconhece que os primeiros dias deste mês foram atípicos no que se refere a mortes violentas. Na opinião dele, há alguns fatores que contribuíram para que número de homicídios aumentasse. “Convivemos nos últimos tempos com um problema carcerário sério. É sabido por todos que a estrutura existente em Anápolis não corresponde à demanda. Isso gera no criminoso a sensação de impunidade, pois ele sabe que não será responsabilizado com o rigor que o crime exige”, salienta.
Outro fator apontado pelo oficial para o aumento no número de homicídios é o consumo de drogas. Ele julga que o tráfico e o uso de entorpecentes é o combustível para a criminalidade. O comandante destaca que o relacionamento entre o traficante e o viciado é perigoso e quase sempre culmina em morte.
Diante dos números de violência em Anápolis, o tenente-coronel Paulo Inácio, explica que a PM foi forçada a redirecionar suas ações. Segundo ele, a medida tomada foi ampliar as abordagens, principalmente em eventos e bares da cidade. O objetivo é retirar de circulação as armas de fogo e também as drogas.
A participação da PM em operações como “Balada Responsável”
e “Sopro pela Vida”, também é considerada pelo comandante como forma de
intensificar o policiamento ostensivo.
De acordo com o comandante, a PM também tem reforçado a
presença das viaturas nos setores mais violentos da cidade. O tenente-coronel
Paulo Inácio reconhece que a presença dos policiais nas ruas contribui para
redução das ações criminosas.
fonte: Marcos Aurélio Silva
Edição: anapolisGOnews
Nenhum comentário:
Postar um comentário