Prefeitura qualifica profissionais do Samu
Profissionais socorristas passarão por cursos que visam ampliar qualidade no atendimento
A Prefeitura de Anápolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta semana a uma série de cursos de capacitação para os profissionais de saúde do SAMU. Do dia 7 a 10 de fevereiro, o SAMU oferece aos seus profissionais palestras sobre atendimentos de urgência e emergência. Na semana seguinte, de 13 a 20, a capacitação abrange os novos profissionais convocados pelo último processo seletivo - enfermeiros e técnicos de enfermagem.
A capacitação está mobilizando os profissionais de saúde de Anápolis e também da Regional Pirineus, que abrange os municípios de Abadiânia; Alexânia; Pirenópolis; Cocalzinho e Padre Bernardo, para tratar de assuntos relacionados a emergências e urgências traumáticas. A média esperada é que até 40 profissionais, entre médicos e enfermeiros, assistam às aulas por dia. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa do SAMU de Anápolis, Betânia Santana, as palestras têm por objetivo preparar ainda mais estes profissionais para que possam oferecer o melhor atendimento à população. “As aulas, praticas e teóricas, são voltadas para qualificar os atendimentos realizados pelas equipes”, disse. Segundo ela, o intuito é oferecer aos profissionais condições de avaliação de um cenário onde ocorreu um acidente; como realizar imobilizações e o transporte adequado de pacientes; contenção de hemorragia e até mesmo a prevenção do estado de choque, entre outras coisas.
A partir do dia 13 de fevereiro, acontecerá também o intensivo de Urgência/Emergência para os sete enfermeiros e 19 técnicos de enfermagem convocados, através do processo seletivo, para o SAMU de Anápolis. Durante duas semanas, estes profissionais participarão de um curso com aulas teóricas e práticas de atendimento pré-hospitalar com aulas voltadas para emergências clínicas, neurológicas; psiquiátricas; cardíacas; neurológicas; respiratórias; toxicológicas; metabólicas, traumas, entre outras. Esta capacitação também tem por objetivo orientar estes profissionais sobre comportamento profissional e ético no trabalho. “Só depois das duas semanas de atividades estes profissionais poderão realizar atendimentos”, comentou a coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa do SAMU de Anápolis.
Nos dias 2 e 3 de março os profissionais do Samu de Anápolis terão curso de capacitação em regulação. A qualificação vai tratar de temas como ordenação, orientação e decisão técnica em torno dos pedidos de socorro e a decisão gestora dos meios disponíveis para o atendimento.
Os socorristas que prestam serviço em motolância também receberão curso de qualificação. Uma parceria com a Polícia Rodoviária Federal vai permitir que eles aprendam técnicas de pilotagem para motocicleta. A iniciativa vai uniformizar os procedimentos a fim que ofereça o máximo de segurança para os profissionais durante os atendimentos.
Ainda visando garantir eficiência no atendimento e conforto aos profissionais, já começaram as obras de reforma do prédio que abriga à central do Samu. A atual instalação do serviço é a maior do Centro-Oeste e passa por algumas adequações visando à manutenção da qualidade na prestação de atendimento a urgência e emergência.
O conjunto de medidas permitirá ao município receber a qualificação do Ministério da Saúde. De maneira prática isso significa mais recursos para serem investidos no serviço. “Estamos fazendo nosso trabalho com qualidade para que nossa meta seja alcançada, pois queremos que o Samu da região de Pirineus seja o primeiro qualificado do Brasil. Com isso iremos poder contratar e equipar melhor nossas ambulâncias. Assim teremos mais qualidade na assistência e maior rapidez no atendimento”, comenta a secretária de Saúde. Irani Ribeiro.
Fonte: Prefeitura Municipal de Anapolis
Edição: anapolisGOnews
Nenhum comentário:
Postar um comentário