Táxis em Anápolis terão nova padronização
A Companhia Municipal de Trânsito e Transportes
(CMTT) já iniciou o processo de padronização dos táxis legalmente autorizados
a circular pelas ruas da cidade. De um total de 205 veículos com permissão
do Executivo, atualmente 198 estão aptos a prestar este tipo de serviço,
segundo revelou a diretora de Transportes da CMTT, Fernanda Antônia
Mendonça explicando que desses, 103 são de coloração prata, a cor padrão
escolhida para os táxis de Anápolis e, os 95 restantes, de cores variadas.
Ela informou que recentemente a CMTT promoveu uma reunião com todos
os taxistas da cidade para discutir a padronização de seus veículos
visando dar segurança aos usuários, melhorar a identificação e manter
uma reserva de mercado. "Depois de padronizados, os táxis de Anápolis
passarão a ser facilmente identificados, o que vai proporcionar
mais segurança aos usuários e também aos taxistas", justifica a
diretora de Transportes da CMTT revelando que além da coloração prata,
os táxis da cidade passam também a ser identificados por um adesivo
no vidro traseiro nas cores preto a amarelo e com uma barra quadriculada,
tendo ao centro a palavra táxi.Fernanda Mendonça informou também que o layout do adesivo foi produzido pela equipe técnica da CMTT e aprovado pelos taxistas. Segundo ela, 98 veículos já receberam a plotagem que é afixada no vidro traseiro, um serviço de custo financeiro bancado pelo CMTT, através de convênio firmado com uma empresa especializada que realiza este tipo de serviço para a Companhia, esclarecendo que as demais plotagens serão custeadas pelos donos dos táxis. Para fazer a plotagem, os taxistas precisam pegar uma autorização na CMTT e leva-la à empresa que está prestando esse serviço.
Sobre a pintura dos veículos, ela informou que a troca pela cor prata será obrigatória quando o seu proprietário comprar outro carro, para permanecer no sistema, os taxistas precisam trocar de veículo a cada dez anos. Os taxistas cujos veículos tem cores diferentes do prata não precisarão fazer nova pintura até que eles completem dez anos de fabricação. Por essa razão os 95 táxis de cores variadas vão continuar circulando normalmente até que atinjam o limite de dez anos.
Além dos veículos, a CMTT vai padronizar também todos os pontos de táxis existentes na cidade, exceto apenas os de praças que foram ou serão revitalizadas, onde a padronização acompanhará os traçados dos projetos individuais de reforma e/ou revitalização. Como exemplo, os projetos do Parque Ipiranga e da Praça Bom Jesus, este último em fase de execução. Existem atualmente na cidade 48 pontos de táxis.
O protótipo desse projeto é o ponto de táxi da Rua 1º de maio, na esquina com a Rua Barão do Rio Branco, no centro, a exceção dos pontos existentes em praças, nos demais locais a estrutura será a mesma, com bancos para o descanso dos taxistas e também para os usuários se protegerem do sol e da chuva. O ponto contém ainda um mapa turístico de Anápolis, com informações sobre os pontos mais atrativos da cidade.
edição: anapolisGOnews
Nenhum comentário:
Postar um comentário