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quarta-feira, 14 de março de 2012

Vendas recuam pelo 2º mês

Em relação a janeiro, a queda nas vendas no mês anterior foi de 8,42%, mas houve expansão de 7,19% na comparação com fevereiro de 2011
 

Comercio 0055

Para lojistas, recuo nas vendas acumuladas em janeiro e fevereiro representa preferência de famílias para aproveitar reajustes para pagar dívidas



Pelo segundo mês consecutivo, as vendas no comércio varejista de Anápolis registraram queda frente ao mês anterior. De acordo com levantamento mensal da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em fevereiro as vendas pontuaram um recuo de 8,42% em relação a janeiro, mês em que as vendas registraram um recuo muito mais acentuado, de 39,85%, na comparação com dezembro. No entanto, em relação a fevereiro de 2011, o resultado do último levantamento da CDL sinaliza uma expansão de 7,19% nas vendas a crediário e também nos negócios para pagamento com cheques.
Conseqüência natural de redução nas vendas, a estatística da CDL mostra também que em relação a janeiro, houve um recuo de 6,77% nos registros de maus pagadores no banco de dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) por atraso no pagamento de contas no crediário. Nos negócios para pagamento com cheques, a queda foi ainda mais significativa, de 23,02%.
Entretanto, a situação se inverte quando se compara os registros de inadimplência de fevereiro deste ano em relação ao mesmo mês de 2011. De acordo com o levantamento, nas vendas a crediário, os registros de maus pagadores cresceram 3,67%. Nos negócios para pagamento com cheques, a inadimplência atingiu 12,48%.
A estatística da CDL mostra ainda que os cancelamentos, ou seja, o retorno de consumidores ao crédito depois de fazer o acerto de débitos antigos no comércio, também recuaram 8,41% nas vendas a crediário, mas aumentaram em 13,37% nos negócios para pagamento com cheques, ambas as situações na comparação entre janeiro e fevereiro. Em relação a fevereiro, a queda nos cancelamentos de vendas a crediário caiu 0,97%, enquanto que nos negócios com cheques o recuo foi de 19,80%.
Para os lojistas, o fraco desempenho do varejo neste início de ano representa um sinal de que os consumidores aproveitaram os reajustes do salário mínimo e das aposentadorias, que passaram a vigorar em janeiro, para quitar dívidas em vez de ir às compras. Eles reconhecem que janeiro não foi um mês bom de vendas, mas reclamam que fevereiro foi ainda mais fraco.
Alguns lojistas da cidade apontam o carnaval como o principal responsável pelo resultado aquém do esperado. Eles acham que muitos consumidores preferiram poupar em fevereiro para viajar no feriado prolongado de carnaval, evitando gastos antes dessa data. Mostram, porém, certo otimismo em relação a março, quando a economia deve retornar seu curso normal, abrindo a possibilidade de aumento nas vendas do varejo em relação aos dois meses anteriores.

Edição: anpolisGOnews
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