Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Hanseníase avança em Anápolis
Acom­pa­nhan­do cres­ci­men­to dos re­gis­tros nos es­ta­dos da Re­gi­ão Cen­tro-Oes­te, os ca­sos de han­se­ní­a­se em Aná­po­lis tam­bém au­men­ta­ram em 2011, quan­do fo­ram no­ti­fi­ca­dos 116 no­vos ca­sos da do­en­ça, con­tra 107 em 2010, o que re­pre­sen­ta um au­men­to de 8,5% em ape­nas um ano. Os nú­me­ros cons­tam de um bo­le­tim epi­de­mio­ló­gi­co di­vul­ga­do pe­la Vi­gi­lân­cia Epi­de­mio­ló­gi­ca da Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Sa­ú­de, as­si­na­do pe­la en­fer­mei­ra Re­ja­ne Al­ves Fer­rei­ra, res­pon­sá­vel pe­los re­gis­tros dos agra­vos.

O bo­le­tim ex­pli­ca que na ci­da­de fo­ram no­ti­fi­ca­dos 105 no­vos ca­sos no ano pas­sa­do, acres­ci­do da trans­fe­rên­cia pa­ra Aná­po­lis de se­te pa­ci­en­tes do­en­tes que re­si­di­am em ou­tros mu­ni­cí­pios go­i­a­nos, de mais dois de ou­tros es­ta­dos e de mais dois in­gres­sos no tra­ta­men­to, re­a­li­za­do na Uni­da­de de Sa­ú­de Ili­on Fleury Jú­ni­or, no Bair­ro Jun­di­aí. No lo­cal, os pa­ci­en­tes re­ce­bem gra­tui­ta­men­te a me­di­ca­ção pa­ra uso di­á­rio em su­as re­si­dên­cias e, uma vez por mês, na pró­pria uni­da­de com o acom­pa­nha­men­to de uma equi­pe de sa­ú­de. O tra­ta­men­to in­clui ain­da exer­cí­cios fí­si­cos pa­ra pre­ve­nir as in­ca­pa­ci­da­des fí­si­cas e ori­en­ta­ções das equi­pes de sa­ú­de.

O mai­or nú­me­ro de no­ti­fi­ca­ções ocor­reu na Uni­da­de de Sa­ú­de Ili­on Fleury Jú­ni­or, on­de fo­ram re­gis­tra­dos 105 ca­sos, ou­tros cin­co no Mi­ni-Cais Aba­dia Lo­pes da Fon­se­ca, um no Cais do Jar­dim Pro­gres­so, um na uni­da­de da Vi­la Es­pe­ran­ça, um no PSF do Con­jun­to Fi­los­tro Ma­cha­do, um no PSF do Bair­ro Boa Vis­ta, um no PSF do Bair­ro São Car­los, um no PSF do Bair­ro de Lour­des e um no Pos­to de Sa­ú­de de Jo­a­ná­po­lis. Por se­to­res, os mai­o­res re­gis­tros ocor­re­ram no Bair­ro No­vo Pa­ra­í­so (6), no Bair­ro de Lour­des (5), na Vi­la Jai­a­ra e JK-No­va Ca­pi­tal (3 em ca­da). Ho­je, 97 pes­so­as do­en­tes fa­zem o tra­ta­men­to no Am­bu­la­tó­rio Ili­on Fleury Jú­ni­or, no Bair­ro Jun­di­aí, sen­do 97 de no­vos ca­sos di­ag­nos­ti­ca­dos em 2011 e 13 em 2010.

Em Go­i­ás, fo­ram no­ti­fi­ca­dos 2.102 no­vos ca­sos da do­en­ça em 2011, o que dá uma mé­dia de 35 ca­sos pa­ra ca­da gru­po de 100 mil ha­bi­tan­tes no Es­ta­do.
Em to­do o Pa­ís, fo­ram 30.298 no­vos ca­sos de han­se­ní­a­se, an­te a 34.894 em 2010, o que sig­ni­fi­ca uma re­du­ção de 15%. A me­ta do Mi­nis­té­rio da Sa­ú­de é re­du­zir os ca­sos da do­en­ça pa­ra me­nos de um ca­so pa­ra ca­da gru­po de 10 mil ha­bi­tan­tes ate 2015 em to­das as re­gi­ões.

Ou­tra me­di­da do mi­nis­té­rio é au­men­tar o nú­me­ro de uni­da­des de sa­ú­de com aten­di­men­to a pa­ci­en­tes com han­se­ní­a­se. No lan­ça­men­to da cam­pa­nha, o go­ver­no anun­ciou a li­be­ra­ção uma ver­ba ex­tra de R$ 16 mi­lhões aos 252 mu­ni­cí­pios que res­pon­dem por 53% de ca­sos da do­en­ça. Com o no­me de "Sa­ú­de é Bom Sa­ber", na cam­pa­nha o go­ver­no quer es­ti­mu­lar a po­pu­la­ção a pro­cu­rar uni­da­des de sa­ú­de que fa­zem o di­ag­nós­ti­co e tra­ta­men­to da do­en­ça. Quan­to mais ce­do é de­tec­ta­da, me­no­res são as chan­ces de se­qüe­las cau­sa­das pe­la han­se­ní­a­se.

De acor­do com o Mi­nis­té­rio da Sa­ú­de, exis­tem ho­je no Pa­ís mais de 26 mil do­en­tes de han­se­ní­a­se em tra­ta­men­to, mas o to­tal que con­clui e cu­ram a do­en­ça é de 80%.


fonte: tribuna de anapolis
edição: anapolisGOnews






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário