Páginas

domingo, 10 de junho de 2012


Anápolis City sofre com invasões de áreas verdes e lixo
Por infração de menor gravidade, a obra de um grande supermercado na região Leste de Anápolis foi interditada. Mas, pouco distante dali, um crime ambiental desafia as autoridades que deveriam proteger a natureza. A guarita de entrada do Conjunto Residencial São Marcos mutilou parte da mata úmida à margem da Avenida Perimetral Leste, que está sendo asfaltada pela atual Administração, onde será executado o projeto da Avenida Ambiental, dotada de calçada, pista de caminhada e gradil para a proteção da área verde e do riacho.
A demolição da guarita e seu afastamento até 20 metros do riacho, conforme determina a lei ambiental, são medidas que deverão ser tomadas paralelamente ao conjunto de obras que beneficiam o Bairro Anápolis City 2ª Etapa: asfalto, meio-fio, esgoto e água tratada em todas as ruas. O bairro, abandonado e sem receber benefícios públicos há 40 anos, será transformado num dos locais de melhor qualidade de vida da cidade: abundante em áreas verdes, com traçado urbanístico moderno, ruas sem saída e esquinas com afastamento para facilitar a visibilidade dos condutores de veículos automotores. Muitas áreas foram invadidas, mas a Procuradoria da Municipal anuncia operação arrastão para a reintegração do patrimônio do povo sob domínio de invasores. O “CityPark”, bosque formado por voluntários, ocupa 38 mil metros quadrados e será delimitado e administrado por um conselho de moradores para se evitar a transformação de áreas verdes públicas em extensão de quintais, já que a tendência é não cercar o parque para facilitar o acesso da população, mas sem privilegiar as residências fronteiriças.

Entretanto, para que a execução do projeto da Avenida Ambiental, que beneficia todo o conjunto urbanístico da região, se efetive seria necessário, por imperativo legal, que fosse demolida a entrada do Conjunto São Marcos, onde nas proximidades, o riacho ali existente foi canalizado. Também deveria ser preservada a margem mínima de 20 metros.

O início das obras que culminarão com o asfaltamento de todas as ruas da Etapa 2 do Anápolis City, habitado pela chamada classe média, contrasta com o desrespeito às normas da Postura Municipal: construções irregulares e lixo, muito lixo, espalhado em todo o bairro. Vasos sanitários, móveis usados, animais mortos, entulhos, tudo é jogado em lotes vazios ou em áreas de preservação ambiental transformadas em habitat para o mosquito da dengue.

Sem exagero, pode-se dizer que uma pequena parcela dos moradores do Bairro Anápolis City 2ª Etapa tem muito o que aprender para receber os benefícios que tanto reclamava. Pouco adiantou a operação “limpa tudo” realizada pela Prefeitura no ano passado. Enquanto o custo não doer no bolso do contribuinte, o abuso vai continuar.


edição: anapolisgonews

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário