Páginas

sábado, 2 de junho de 2012


Campanha orienta sobre os riscos de usar cerol em pipas
Um grupo de crianças e adolescentes de projetos sociais da região noroeste de Goiânia aprendeu neste sábado (2) que soltar pipa com cerol pode ferir pessoas e até matar. Essa prática também é considerada crime.
Na palestra educativa, os alunos dos projetos "Bombeiro Mirim" e "Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti)" puderam levar suas pipas. “[Desde] uma lei municipal [nº] 8.332 de 2009, que proíbe a utilização do cerol”, comenta o estudante Guilherme Henrique, de 12 anos.

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança da Região Noroeste de Goiânia, Alonso Oliveira dos Santo, exemplificou na prática como a utilização do cerol pode ser perigosa. “A linha tem caco de vidro, cola e tem um pouco de areia peneirada. É uma mistura que virou uma gilete [lâmina de barbear cortante]. Isso aqui no pescoço de uma criança, de um idoso, de um motoqueiro em velocidade é fatal. É passar e matar”, ressalta.

Para muitas pessoas uma palestra como essa pode até parecer besteira, afinal todos sabem que soltar pipa com linha de cerol é proibido. Mas, na realidade, muitas vezes isso não é respeitado. Aproximadamente metade dos participantes da palestra admitiu já ter soltado pipa com linha de cerol e um contingente semelhante contou que já se feriu com o cerol.

Durante a aula educativa os alunos puderam soltar suas pipas, em um lugar seguro, longe de fiação elétrica e de avenidas. Logo apareceram invasores no céu. Segundo o professor Edvaldo Cardoso, enquanto o grupo soltava pipas comuns, apareceram no céu pipas com cerol.

No final, a brincadeira saudável e segura prevaleceu. “Soltar raia sem cerol é bom porque você vai se distrair e não ficar nervoso. Sem cerol é só alegria, e paz e sossego. Não traz nenhum problema para a sua cabeça”, afirma o estudante Thiago Vieira, de 13 anos.

Segundo dados do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) em 2010 foram atendidas 47 pessoas com ferimentos de linha com cerol. Quatro morreram. No ano passado, foi registrada uma morte.


com informações da tv anhanguera
edição: anapolisgonews 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário