Páginas

terça-feira, 19 de junho de 2012


Jovem morre após esperar chegada de ambulância por uma hora, em GO
O estudante Leandro Ferreira, de 19 anos, morreu com parada cardíaca após sentir-se mal e esperar por cerca de uma hora a chegada de uma ambulância na casa dele na cidade de Rio Verde, no sudoeste de Goiás. Familiares alegam que foram feitas mais de vinte ligações para o Samu.
“Se eles tivessem chegado antes, às vezes tinham salvado meu filho. Eu não me conformo com essa perda”, lamenta a mãe do jovem, Lira Maria de Jesus.

A sobrinha da vítima conta que chegou a fazer quatro ligações para o serviço de emergência, mas segundo ela, o Samu afirmou que não poderia atender ao chamado porque Leandro tinha ingerido bebida alcoólica.

“Eles me disseram que não poderiam ir porque a viatura está em dois acidentes e isso era consequência de bebida. Eles falaram que eu tinha que acordar ele e depois voltar a ligar e quando eu liguei já era tarde demais”, conta Tainara de Melo.

O coordenador regional do Samu, Rychard Arruda, vai analisar as ligações para saber se houve falha no atendimento. “Se tiveram ligações anteriores isso vai ser checado. Nós vamos verificar se foram realmente essas 20 ligações, porque nós não temos ainda essas informações. O caso foi regulado por um médico e ele, no momento, não indicou a saída da ambulância”, diz.

O Samu de Rio Verde tem duas ambulâncias. Esses dois veículos atendem quase 200 mil pessoas no município. Só no mês de maio foram registradas 420 ocorrências e como a demanda é alta, as vezes é preciso priorizar algumas ligações.

É pela central da cidade que passam as ligações de Jataí e outros 27 municípios. “A gente prioriza as ligações e o envio da viatura é feito quando identificamos o caso com potencial gravidade”, explica o coordenador do Samu.

Registros
Outras cidades do interior também passam por problemas parecidos. Em Anápolis são seis ambulâncias para atender quase 350 mil habitantes. Nos primeiros três meses o Samu fez 13.664 atendimentos.
Já a unidade de Itumbiara atende 13 municípios e apenas três viaturas, duas básicas e uma avançada, estão à disposição da regional, outras três ficam nos municípios de Morrinhos, Goiatuba e Bom Jesus.

Em Luziânia, a unidade do Samu conta com 130 servidores e atende sete municípios da região. São usadas oito ambulâncias e quatro motolâncias para agilizar nos primeiros socorros. Como os municípios ficam próximos da central não há registro de demora em prestar o socorro.


com informações da tv anhanguera
edição: anapolisgonews



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário