Páginas

quarta-feira, 16 de maio de 2012


15 menores são abusados por mês em Anápolis
O Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que será celebrado na próxima sexta-feira (18), ainda é marcado por tristes estatísticas. Por mês, uma média de 15 denúncias do crime chega ao Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) de Anápolis.
A coordenadora do Creas, Andréa Ferreira Lins, considera que os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes registrados em Anápolis, são altos devido à gravidade do crime, mas que as ocorrências ainda estão na média de uma cidade do porte de Anápolis. Para ela, o problema é crônico e infelizmente é uma realidade mundial.

Por ser em grande parte doméstica, a violência sexual contra crianças e adolescente é uma questão ainda pouco visível e difícil de ser qualificada, o que dificulta a responsabilização dos agressores.

Por tal característica, Andréa Lins relata que o maior número de denúncias contra o crime é feitas por pessoas das camadas sociais menos privilegiadas economicamente.
A coordenadora do Creas, salienta que o trabalho de orientação e informação sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes é a melhor forma de prevenção. Ela salienta que a ação tem inclusive resultados significativos em relação às denúncias.

Qualquer cidadão que saiba ou suspeite de algum caso de violência sexual deve procurar o conselho tutelar ou telefonar para o Disque Direitos Humanos – Módulo Criança e Adolescentes, o Disque 100.
Trata-se de um serviço de proteção de crianças e adolescentes com foco em violência sexual, vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A equipe do Disque Direitos Humanos ouve, orienta e registra a denúncia, encaminhando-a para a rede de proteção e responsabilização, além de monitorar as providências adotadas para informar a pessoa denunciante sobre o que ocorreu com a denúncia. A ligação é gratuita e a identidade do denunciante é mantida em sigilo. O serviço funciona 24h por dia, inclusive aos finais de semana e feriados.

A 1º Concentração de Apoio ao Combate do Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes será no próximo sábado, 19, a partir das 14 horas, na Praça Dom Emanuel. A iniciativa vai promover uma tarde de orientação e informação para prevenção de casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento ainda será maçado pela defesa da liberdade de uma vida saudável e feliz para as crianças.

Para atrair a atenção do público, haverá distribuição de pipoca, algodão doce, refrigerante e brindes, além de materiais educativos e informativos. Serão realizadas também breves palestras de autoridades e especialistas no assunto, shows, teatro, animação com palhaços, grupo de dança, brinquedos infláveis e muito mais. O evento conta com o apoio da Polícia Civil, Juizado da Infância e Juventude e Centro de Referência em Assistência Social.


com informações de marco aurelio silva
edição: anapolisGOnews







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário