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segunda-feira, 14 de maio de 2012

Maioria dos veículos é irregular

Com uma fro­ta que já ul­tra­pas­sa a 200 mil ve­í­cu­los, en­tre au­to­mó­veis, ca­mi­o­ne­tas, ôni­bus, ca­mi­nho­ne­tes, ca­mi­nhões, mo­to­ci­cle­tas e ou­tros, mais de 50% dos ve­í­cu­los que cir­cu­lam pe­las ru­as de Aná­po­lis es­tão ina­dim­plen­tes com o pa­ga­men­to do Im­pos­to so­bre Pro­pri­e­da­de de Ve­í­cu­los Au­to­mo­to­res (IP­VA), se­gu­ro obri­ga­tó­rio e ta­xas de re­li­cen­cia­men­to. Uma es­ta­tís­ti­ca so­bre atra­sos no pa­ga­men­to do IP­VA foi li­be­ra­da pe­lo De­par­ta­men­to Es­ta­du­al de Trân­si­to (De­tran)  com nú­me­ros da ina­dim­plên­cia e dos ve­í­cu­los ca­das­tra­dos com to­dos os fi­nais de pla­cas.
A es­ta­tís­ti­ca re­ve­la que a ina­dim­plên­cia de ve­í­cu­los com pla­ca fi­nal 1 é de 19,4%, com fi­nal 2 de 22,5% e de fi­nal 3, de 22,1%. So­bre as pla­cas de fi­nal com as de­mais nu­me­ra­ções, o De­tran pon­de­ra ini­ci­al­men­te que as de fi­nal 4 tem pra­zo fi­nal de pa­ga­men­to em par­ce­la úni­ca ou da ter­cei­ra par­ce­la em 5 de ju­nho, o que im­pos­si­bi­li­ta o ór­gão de for­ne­cer um da­do exa­to so­bre o per­cen­tu­al de ina­dim­plên­cia. "Mes­mo as­sim, o ín­di­ce de ina­dim­plên­cia de­ve ser mai­or do que as de ve­í­cu­los com pla­cas de fi­nal 1 a 3 cu­jos pra­zos de pa­ga­men­to já fo­ram con­cluí­dos", afir­ma o di­re­tor da Ci­re­tran de Aná­po­lis, te­nen­te co­ro­nel Ed­val So­a­res re­ve­lan­do que ín­di­ce de ina­dim­plên­cia cres­ce mês a mês, atin­gin­do ao fi­nal do ano uma mé­dia su­pe­ri­or a 50%.
Se­gun­do ele, o cres­ci­men­to da ina­dim­plên­cia se acen­tua no se­gun­do se­mes­tre,
su­pe­ran­do a 40% já em ou­tu­bro, quan­do en­cer­ra o pra­zo de pa­ga­men­to de IP­VA de ve­í­cu­los com pla­cas com fi­nal 8, al­can­çan­do mais de 50% nos dois úl­ti­mos mes­es do ano. Ele acre­di­ta, no en­tan­to, que o per­cen­tu­al de ina­dim­plên­cia po­de re­du­zir um pou­co es­te ano, de­vi­do a mé­dia de re­du­ção de 5,81% do IP­VA de ve­í­cu­los usa­dos em re­la­ção ao va­lor pa­go em 2011, ado­ta­da pe­lo go­ver­no es­ta­du­al de­vi­do a que­da re­gis­tra­da no va­lor ve­nal des­tes ve­í­cu­los.

Além dis­so, o go­ver­no de­ci­diu tam­bém re­du­zir em 50% o va­lor do IP­VA de ve­í­cu­los que não fo­ram mul­ta­dos nos úl­ti­mos do­ze mes­es e que não te­nha atra­sa­do o pa­ga­men­to do im­pos­to no ano an­te­ri­or. De acor­do com o De­tran, es­te des­con­to de­ve be­ne­fi­ci­ar es­te ano mais de 296 mil car­ros e 318 mil mo­tos, de um to­tal de 1mi­lhão e 340 mil ve­í­cu­los su­jei­tos ao pa­ga­men­to do IP­VA. A fro­ta to­tal do Es­ta­do já é su­pe­ri­or a 2,8 mi­lhões de ve­í­cu­los. Ve­í­cu­los no­vos são isen­tos do pa­ga­men­to do IP­VA no ano de exer­cí­cio de sua aqui­si­ção.

A re­du­ção de 50% do IP­VA va­le pa­ra car­ros 1.0 e mo­tos de até 125 ci­lin­dra­das. Com o des­con­to mé­dio de 5,81%, o pro­pri­e­tá­rio de um gol 1.0 fa­bri­ca­do em 2010 que pa­gou no ano pas­sa­do R$ 541,30 de IP­VA vai pa­gar es­te ano R$ 512,62, va­lor que po­de ca­ir pa­ra R$ 256,31, ca­so o pro­pri­e­tá­rio do ve­í­cu­los não te­nha si­do mul­ta­do nos úl­ti­mos do­ze mes­es e não te­nha atra­sa­do o pa­ga­men­to do im­pos­to. "São be­ne­fí­ci­os que po­dem pro­vo­car que­da no ín­di­ce de ina­dim­plên­cia", pon­de­ra o di­re­tor da Ci­re­tran ad­mi­tin­do, po­rém, que a fal­ta de uma fis­ca­li­za­ção mais ri­go­ro­sa aca­ba fa­zen­do com que as pes­so­as adiem o pa­ga­men­to do IP­VA ou dei­xam de qui­tar o im­pos­to.
Mes­mo as­sim, Ed­val So­a­res não acre­di­ta que ha­ve­rá que­da sig­ni­fi­ca­ti­va no ín­di­ce de ina­dim­plên­cia, de­vi­do às di­fi­cul­da­des pa­ra fis­ca­li­zar e au­tu­ar e de es­pa­ços ade­qua­dos pa­ra re­co­lher os ve­í­cu­los com o IP­VA em atra­so. Pa­ra ame­ni­zar es­ta si­tu­a­ção, o di­re­tor da Ci­re­tran in­for­mou que a Po­lí­cia Mi­li­tar e a Com­pa­nhia Mu­ni­ci­pal de Tran­si­to e Tran­spor­tes (CMTT) es­tão re­ten­do o Cer­ti­fi­ca­do de Re­gis­tro e Li­cen­cia­men­to de Ve­í­cu­los (CRLV) de to­dos os ve­í­cu­los ina­dim­plen­tes com o IP­VA que são pe­gos em blit­zen ou quan­do são abor­da­dos por agen­tes.
Pa­ra o di­re­tor da Ci­re­tran, es­ta me­di­da po­de­rá con­tri­bu­ir tam­bém pa­ra re­du­zir al­to ín­di­ce de ina­dim­plên­cia. Ele jus­ti­fi­cou a pos­si­bi­li­da­de lem­bran­do que ve­í­cu­los sem o CRLV fi­cam im­pos­si­bi­li­ta­dos de sa­ir do Mu­ni­cí­pio on­de foi li­cen­cia­do. Ve­í­cu­los que trans­gri­dem es­ta pro­i­bi­ção po­dem ser re­ti­dos pe­la Po­lí­cia Ro­do­vi­á­ria Fe­de­ral, jun­ta­men­te com to­da a sua do­cu­men­ta­ção. Pa­ra re­ti­rá-los, o pro­pri­e­tá­rio pre­ci­sa com­pro­var o pa­ga­men­to do IP­VA em atra­so.


com informações da tribuna de anápolis
edição: anapolisGOnews
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