Páginas

quarta-feira, 16 de maio de 2012


Programa quer tirar 10 mil da miséria
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social tem um novo desafio pela frente. Encontrar e cadastrar as famílias que vivem em situação de penúria na cidade. Para isso será lançado na próxima quinta-feira (17) o Programa ‘Anápolis sem Miséria’, que funciona nos moldes do Plano ‘Brasil sem Miséria’ do Governo Federal.
Francisco Rosa, titular da pasta de Desenvolvimento Social no município, disse que em 2010, conforme estatísticas do IBGE, existiam em Anápolis aproximadamente 10 mil famílias em situação de miséria, concentradas principalmente nas regiões dos bairros Santa Cecília, Paraíso e Laranjeiras. Segundo ele, esse número foi reduzido ao longo do último ano devido ao acesso dessa população ao Programa Bolsa Família.

Na triagem das famílias, a meta das equipes que atuarem no ‘Anápolis sem Miséria’ é identificar a necessidade específica de cada uma: se é educação, saúde, qualificação profissional ou moradia, por exemplo. Em seguida, o procedimento é encaixá-las na rede de atendimento da Secretaria que hoje atua com 73 programas sociais. “A prefeitura dispões de bons programas para atender a parcela carente da população, mas muitas vezes, talvez até por falta de informação, essas famílias não nos procuram. Agora vamos fazer o inverso. A Prefeitura vai atrás delas”, destacou Francisco Rosa.
O secretário de Desenvolvimento Social classificou o ‘Anápolis Sem Miséria’ como a popularização da assistência que o município já oferece à sua comunidade carente. Segundo ele, o projeto não é apenas um plano de transferência de renda, já que estará focado na qualificação profissional, na promoção de oportunidades e no acesso ao trabalho e aos serviços para as famílias pobres.

No campo, o objetivo central é aumentar a produção dos agricultores. Na cidade, qualificar mão de obra e identificar oportunidades e emprego para os mais pobres.
Programas públicos, como o Bolsa Família, a Previdência Rural, o Brasil Alfabetizado, o Saúde da Família, o Brasil Sorridente, o Mais Educação e a Rede Cegonha, vão ser ampliados e aperfeiçoados em todo o país, assim como as ações destinadas a ampliar o acesso dos mais pobres a bens e serviços públicos, incluindo água, luz e moradia.

Por tudo isso, o Brasil Sem Miséria aprimora o melhor da experiência brasileira na área social e mobiliza, de forma articulada, a estrutura do governo federal, dos estados e municípios. O plano cria, renova, amplia e, especialmente, integra dezenas de programas sociais. Incorpora o trabalho de ministérios. E atua de forma diferenciada na cidade, no campo e nas várias regiões do país para beneficiar os 16 milhões de brasileiros mais pobres, estejam onde estiverem.


com informações de fernanda morais
edição: anapolisGOnews
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário