Anápolis tem a 46ª maior frota de veículos do País
A cada dia se torna mais complicado transitar pelas ruas de
Anápolis. Os congestionamentos são frequentes em vários pontos da Cidade,
principalmente na região central, que tem muitas ruas estreitas. Afinal,
ninguém poderia imaginar que o Município, que surgiu como passagem de
tropeiros, possuiria, hoje, a 46ª maior frota de veículos emplacados do Brasil
- segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), num universo de 5.560
comunidades brasileiras. Mesmo se fosse uma cidade planejada, dificilmente,
haveria como se escapar dessa situação: é muito veículo em circulação.
No ano de 2005, portanto, há menos de uma década, o número
de veículos em Anápolis (conforme dados do Denatran e IBGE) era de 97.211.
Agora em 2012, último dado consolidado, já chega a 192.559. Um crescimento,
portanto, de 198,08%. Ou seja, quase dobrou em apenas sete anos e, nesse ritmo,
deve bater a casa dos 200 mil veículos licenciados até o final deste ano.
Levando-se em conta que a Cidade tem uma população estimada (Censo de 2011) de
338.545, fazendo-se as contas, mais da metade da população censitária teria um
carro. A proporção é de 0,58, contra 0,31 em 2005.
Os dados disponíveis permitem, ainda, uma análise sobre o
crescimento dos tipos de veículos. Por exemplo, as caminhonetas emplacadas em
Anápolis tiveram crescimento numérico no período de 2005 a 2012, de 342,92%. O
menor crescimento foi o da frota de ônibus: 9,71%. A frota de automóveis de
passeio cresceu, no período, 167% e as de motocicletas e motonetas, 213,31% e
205,05%, respectivamente. A Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT) tem adotado algumas medidas pontuais para tentar solucionar os problemas do trânsito na região central de Anápolis. A medida de maior impacto foi a construção do viaduto no cruzamento entre as avenidas Universitária, Presidente Kennedy e Contorno. Outro viaduto, já em fase de licitação, deverá ser construído no cruzamento das avenidas Brasil e Fayad Hanna.
com informações de claudius brito
edição: anapolisGOnews
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