Páginas

terça-feira, 29 de maio de 2012


Meta é vacinar 99,8% do rebanho
Aber­ta no úl­ti­mo dia 27, a pri­mei­ra eta­pa da cam­pa­nha de va­ci­na­ção con­tra fe­bre af­to­sa quer imu­ni­zar pe­lo me­nos 99,8% do re­ba­nho bo­vi­no de cer­ca de 75 mil ca­be­ças exis­ten­tes na zo­na ru­ral de Aná­po­lis. A es­ti­ma­ti­va é do mé­di­co ve­te­ri­ná­rio Jo­sé Car­los No­guei­ra, da Agro­de­fe­sa pon­de­ran­do, no en­tan­to, que a me­ta do ór­gão é a de imu­ni­zar 100% do re­ba­nho de bo­vi­no e tam­bém de bu­ba­li­nos que vi­vem em pro­pri­e­da­des ru­ra­is do Mu­ni­cí­pio. A pri­mei­ra eta­pa da cam­pa­nha se es­ten­de até o dia 31 de maio.
"Nor­mal­men­te, me­nos de 0,2% do re­ba­nho fi­ca sem re­ce­ber do­ses da va­ci­na", ex­pli­ca o mé­di­co ve­te­ri­ná­rio re­ve­lan­do que além de Aná­po­lis, a uni­da­de lo­cal da Agro­de­fe­sa co­or­de­na tam­bém a cam­pa­nha nos mu­ni­cí­pios de Cam­po Lim­po, Te­re­zó­po­lis de Go­i­ás e Go­i­a­ná­po­lis on­de, jun­tos, exis­te um re­ba­nho de bo­vi­nos e bu­ba­li­nos que ul­tra­pas­sa a 100 mil ca­be­ças. Em to­do o Es­ta­do, a Agro­de­fe­sa tem a me­ta de imu­ni­zar mais de 21 mi­lhões de ca­be­ças de ga­do, nú­me­ro que re­pre­sen­ta 99% do re­ba­nho de bo­vi­nos e de bu­ba­li­nos em Go­i­ás.

Con­si­de­ra­da uma do­en­ça vi­ral de fá­cil con­tá­gio, a fe­bre af­to­sa afe­ta prin­ci­pal­men­te os bo­vi­nos, bu­ba­li­nos, ca­pri­nos, ovi­nos, su­í­nos e ou­tros ani­mais que têm cas­cos fen­di­dos, con­for­me ex­pli­ca a Agro­de­fe­sa re­ve­lan­do que os si­nais clí­ni­cos mais sé­rios ocor­rem em bo­vi­nos e su­í­nos. Após a con­ta­mi­na­ção, a Agro­de­fe­sa re­co­men­da sa­cri­fi­car to­dos os ani­mais exis­ten­tes em um raio de três qui­lô­me­tros por­que não exis­te tra­ta­men­to con­tra a do­en­ça, mas ape­nas me­di­das pro­fi­lá­ti­cas, atra­vés da va­ci­na­ção.

O ve­te­ri­ná­rio Jo­sé Car­los No­guei­ra in­for­mou que a 17anos não exis­tem re­gis­tros da do­en­ça em Go­i­ás, o úl­ti­mo de­les ocor­ri­do em San­ta Bár­ba­ra de Go­i­ás, em 1995. Ho­je, em 119 mu­ni­cí­pios go­i­a­nos a va­ci­na­ção é obri­ga­tó­ria. Aná­po­lis não se in­clui en­tre es­tes mu­ni­cí­pios, se­gun­do in­for­mou o ve­te­ri­ná­rio Jo­sé Car­los re­ve­lan­do que o ob­je­ti­vo da Agro­de­fe­sa é ob­ter o con­tro­le da af­to­sa sem va­ci­na­ção até 2015. Pa­ra al­can­çá-lo, o Pro­gra­ma Es­ta­du­al de En­fer­mi­da­des faz co­le­ta anual de amos­tras so­ro­ló­gi­cas, vi­san­do o con­tro­le da do­en­ça e re­a­li­za­das fis­ca­li­za­ções fre­qüen­tes nas fron­tei­ras pa­ra im­pe­dir a en­tra­da de ani­mais in­fec­ta­dos ori­un­dos de ou­tras re­gi­ões.

com informações da tribuna de anápolis
edição: anapolisGOnews
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário