Páginas

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Anápolis ganhará 5 novos patrimônios

O busto de Gomes de Souza Ramos, localizado na Praça Bom Jesus, a estátua em homenagem a Nossa Senhora de Sant’Ana, a imagem de Sant’Ana e a Igreja Sant’Ana, além da entrada principal do Cemitério São Miguel, podem ser os próximos bens públicos tombados como patrimônios históricos e artísticos de Anápolis. A proposta é da vereadora Dinamélia Rabelo (PT), que fez o pedido via projeto apresentado na Câmara Municipal.

Consta na justificativa do documento, que dispõe de quatro artigos, que a matéria tem importância concreta para a coletividade anapolina por estar diretamente ligada à cultura do município. Outro objetivo do projeto, de acordo com os argumentos da petista, é que as edificações devem ter a garantia que permanecerão com suas características originais (cores, curvas, traços e interfaces) para que sejam objetos permanentes e estejam disponíveis para contar a história e a cultura da cidade independente do passar do tempo.
Para o diretor do Museu de Anápolis, Tiziano Mamede, a partir do momento em que são tombados, os prédios passam a receber maior atenção para sua preservação. “Existem varias ações que fazemos para manter o bem material; como os inventários, as constantes restaurações e manutenção para conservá-los. O resultado nós podemos notar naqueles prédios que já fazem parte do nosso patrimônio”, contou.

De acordo com o diretor do museu, todos os edifícios, hoje tombados em Anápolis, são usados e estão em bom estado de conservação. A única exceção é a Estação Ferroviária que tem sua função cultural em destaque por estar isolada graças à construção dos terminais urbanos ao seu redor.


fonte: fernanda morais
edição: anapolisGOnews 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário