Páginas

terça-feira, 10 de abril de 2012

Reunião discute mortalidade no trânsito
Com o objetivo de discutir a implantação do Observatório de Mobilidade e Saúde Humanas, o secretário das Cidades, Igor Montenegro, se reuniu com representantes de cinco municípios que tiveram seus Planos de Ações aprovados pelo Ministério da Saúde. São eles: Anápolis,Trindade, Goiânia, Aparecida de Goiânia e Caldas Novas.
Participaram também do encontro o superintendente de Desenvolvimento Urbano e Trânsito da Secretaria das Cidades, Antenor Pinheiro, a coordenadora de Vigilância de Violências e Acidentes da Secretaria Estadual de Saúde, Maria de Fátima Rodrigues e a Gerente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, Magna Maria de Carvalho.
O observatório é uma iniciativa conjunta das secretarias das Cidades e Saúde e está sendo criado em resposta à meta da Organização das Nações Unidas (ONU) de reduzir em 50%o índice de mortes no trânsito no período de 10 anos em todo o mundo. Uma das principais iniciativas do observatório é identificar os fatores de risco e proteção para lesões e mortes no trânsito dos municípios contemplados no projeto através de diversos bancos de dados de acidentalidade. As análises epidemiológicas visam subsidiar os municípios para implantação de políticas, programas e ações que venham reduzir a mortalidade por acidentes de trânsito.
Os municípios que integram a Rede Estadual para a Redução da Mortalidade por Acidentes de Trânsito são os que apresentam as maiores taxas de mortalidade por acidentes. São eles: Goiânia, Uruaçu, Anápolis, Caldas Novas, Rio Verde, Itumbiara, Catalão, Aparecida de Goiânia, Luziânia, Mineiros, Inhumas, Jataí, Niquelândia, Cristalina, Valparaíso de Goiás, Formosa, Águas Lindas de Goiás, Jaraguá, Goianésia, Morrinhos, Ipameri e Trindade.
Equipes de técnicos das duas secretarias estão percorrendo os municípios goianos realizando seminários para a discussão do tema, com uma gama de parceiros que possam atuar na redução da mortalidade por acidentes de trânsito.

De acordo com o Detran-GO, foram registrados em Goiás no ano de 2010 mais de 91 mil acidentes, o que resultou em 1.807 mortes e 62 mil feridos. Entre 2006 a 2010, houve um crescimento de 32% no número de acidentes, 20% no número de mortos e 32% no número de feridos.


Edição: anapolisGOnews
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário