Páginas

sexta-feira, 20 de abril de 2012


Transporte clandestino vai ser combatido pela AGR em Anápolis
A Agência Goiana de Regulação (AGR) irá desenvolver, em todo o Estado, uma campanha de combate ao transporte clandestino, prática que é muito comum na rota entre Anápolis e Goiânia e vice-versa. O presidente do Conselho Regulador da AGR, Humberto Tannús Júnior, destaca que a iniciativa contará também com ações que visam a melhoria do transporte regular de passageiros do transporte intermunicipal.
A campanha contará com a veiculação através do rádio, alertando para os riscos do transporte clandestino, além de cartazes, folders e outdoors. O material vai sensibilizar o cidadão para que evite o transporte clandestino, informando os riscos de se recorrer a tal serviço e lembrando que geralmente os veículos são mal conservados.

Segundo Humberto Tannús, a Agência vem intensificando a fiscalização ao transporte regular e o combate aos clandestinos. Desde março, as equipes de fiscalização, quando apreendem um veículo clandestino, encaminham o motorista à Delegacia Especializada em Investigações de Crimes de Trânsito (DICT), onde é lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Com isso, tanto o motorista quanto o proprietário do veículo passam a responder a processo criminal. A AGR mudou ainda os procedimentos para pagamento de multas pelos clandestinos, e atualizou a multa, que era de R$ 1.238 para R$ 1.616, valor que dobra em caso de reincidência.

Em 2011, a fiscalização abordou 16.136 veículos do transporte intermunicipal e interestadual de passageiros, notificou 3.321 por irregularidades e apreendeu 501 clandestinos que realizavam o transporte entre os municípios goianos. Em 2012 foram registradas 1.487 abordagens, 748 autos lavrados e multados 90 clandestinos. A Agência também quer leis estaduais mais duras que facilitem o combate à prática irregular.
Técnicos estão preparando, junto com o Centro Interdisciplinar de Estudos em Transporte (CEFTRU)/UnB, o Marco Regulatório do Transporte Intermunicipal de Passageiros em Goiás, que vai rever e reunir toda legislação sobre transporte intermunicipal de passageiros no Estado e incluir leis mais rigorosas contra os clandestinos.


fonte: jornal contexto
edição: anapolisGOnews
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário