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segunda-feira, 9 de abril de 2012

Foton produzirá em 6 meses

A chi­ne­sa Fo­ton, con­si­de­ra­da a mai­or fá­bri­ca de ca­mi­nhões e ôni­bus do mun­do, co­me­ça a fun­cio­nar em Aná­po­lis no se­gun­do se­mes­tre des­te ano. A in­for­ma­ção foi da­da por re­pre­sen­tan­tes da fá­bri­ca ao se­cre­tá­rio es­ta­du­al de In­dús­tria e Co­mér­cio Ale­xan­dre Baldy na úl­ti­ma re­u­ni­ão do Con­se­lho De­li­be­ra­ti­vo do Pro­du­zir.

Na oca­si­ão, fo­ram anun­ci­a­dos R$ 48,1 mi­lhões em pro­je­tos e 200 em­pre­gos di­re­tos ge­ra­dos pa­ra Aná­po­lis, Go­i­â­nia, Itum­bi­a­ra e Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia.
Ain­da de acor­do com Baldy, a plan­ta cons­tru­í­da pe­la fó­ton em Aná­po­lis está em fa­se adi­an­ta­da de cons­tru­ção, o que foi pos­sí­vel abre­vi­ar o tem­po em que as ins­ta­la­ções te­rão con­di­ções de co­me­çar a ope­rar. A fá­bri­ca chi­ne­sa vai pro­du­zir cer­ca de 124 em­pre­gos di­re­tos no mu­ni­cí­pio.


Pa­ra o ma­cro­e­co­no­mis­ta Jo­a­quim An­dra­de, es­pe­cia­lis­ta em Eco­no­mia do De­sen­vol­vi­men­to e au­tor de vá­rios es­tu­dos so­bre dis­tri­tos in­dus­tri­ais, a che­ga­da da Fo­ton re­pre­sen­ta con­so­li­da­ção do pro­ces­so de mu­dan­ça do per­fil in­dus­tri­al do Da­ia. "O mai­or de­sa­fio pa­ra Aná­po­lis ago­ra é pro­du­zir me­ca­nis­mos pa­ra que es­se pro­gres­so téc­ni­co pro­pi­ci­a­do pe­la ins­ta­la­ção des­se po­lo au­to­mo­ti­vo se­ja in­ter­na­li­za­do pe­las ou­tras ca­dei­as pro­du­ti­vas, in­clu­si­ve aque­las que atuam em um cir­cui­to mais bai­xo da eco­no­mia", ana­li­sa.

O es­tu­di­o­so afir­ma que es­tá oti­mis­ta quan­to à mon­ta­gem de um par­que tec­no­ló­gi­co no mu­ni­cí­pio. "Es­se é o ti­po de ação pú­bli­ca in­te­li­gen­te e vol­ta­da pa­ra re­sul­ta­dos no lon­go pra­zo mas es­tru­tu­ra­is, que pro­mo­vem, de fa­to, a qua­li­da­de de vi­da da po­pu­la­ção, fa­zen­do com que a eco­no­mia atue co­mo re­for­ço e não fa­tor im­pe­di­ti­vo do pro­gres­so de uma co­le­ti­vi­da­de", co­men­ta. Ain­da se­gun­do An­dra­de, os ato­res so­ci­ais de mai­or re­le­vân­cia de­vem dar su­por­te e con­tri­bu­ir pa­ra uma vi­a­bi­li­za­ção mais di­nâ­mi­ca do par­que tec­no­ló­gi­co em Aná­po­lis.

As van­ta­gens com­pa­ra­ti­vas in­tan­gí­veis são de­fi­ni­das pe­lo eco­no­mis­ta ar­gen­ti­no Al­do Fer­rer co­mo aque­las ba­se­a­das em ci­ên­cia e tec­no­lo­gia, e são con­si­de­ra­das o prin­ci­pal fa­tor de de­sen­vol­vi­men­to que mo­vi­men­ta as eco­no­mi­as dos paí­ses in­dus­tri­a­li­za­dos do mun­do de­sen­vol­vi­do.

An­dra­de acre­di­ta que a che­ga­da de mais uma in­dús­tria do se­tor au­to­mo­ti­vo pa­ra Aná­po­lis, ali­a­da à ini­ci­a­ti­va da Pre­fei­tu­ra Mu­ni­ci­pal de cri­a­ção de um par­que tec­no­ló­gi­co, são opor­tu­ni­da­des que a ci­da­de não de­ve per­der. "Es­tão sen­do cri­a­das as con­di­ções ne­ces­sá­rias á trans­for­ma­ção de Aná­po­lis em um nó na re­de de eco­no­mia da ino­va­ção no Bra­sil. A ci­da­de tem tu­do pa­ra se po­si­cio­nar co­mo uma ver­da­dei­ra tec­nó­po­lis, mas é pre­ci­so ter em men­te tam­bém que es­se não é um pro­ces­so fá­cil, ou de re­a­li­za­ção rá­pi­da. São ne­ces­sá­rias al­gu­mas dé­ca­das até que es­se ce­ná­rio se con­fi­gu­re e se con­so­li­de de ma­nei­ra es­tru­tu­ral e du­ra­dou­ra", aler­ta o eco­no­mis­ta.


fonte: tribuna de anápolis
edição: anapolisGOnews
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