Páginas

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Correios homenageará BAAN

A li­ga­ção en­tre a For­ça Aé­rea Bra­si­lei­ra e o Pla­nal­to Cen­tral se­rá des­ta­ca­da no se­lo co­me­mo­ra­ti­vo a ser lan­ça­do pe­la Em­pre­sa Bra­si­lei­ra de Cor­rei­os e Te­lé­gra­fos (ECT) em ho­me­na­gem aos 40 anos da Ba­se Aé­rea de Aná­po­lis (Ba­an).

O no­vo do­cu­men­to pos­tal vai per­ten­cer á vi­nhe­ta ipê ama­re­lo, li­nha que traz a mais em­ble­má­ti­ca es­pé­cie ve­ge­tal do bi­o­ma cer­ra­do so­bre a Ban­dei­ra Na­ci­o­nal. Os se­los da vi­nhe­ta Ipê Ama­re­lo são uti­li­za­dos sem­pre que a in­ten­ção de pres­tar re­ve­rên­cia a pes­so­as e ins­ti­tu­i­ções re­pre­sen­ta­ti­vas da re­gi­ão cen­tral do pa­ís.
O se­lo que vai mar­car os 40 anos da Ba­an é a ter­cei­ra ho­me­na­gem pres­ta­da pe­la ECT a per­so­na­gens e ins­ti­tu­i­ções li­ga­dos á his­tó­ria do mu­ni­cí­pio. No ano pas­sa­do, os lau­re­a­dos com a hon­ra fo­ram o ex-se­na­dor e ex-go­ver­na­dor de Go­i­ás Hen­ri­que San­til­lo e o com­ba­ten­te ex­pe­di­cio­ná­rio e em­pre­sá­rio ca­pi­tão Waldyr O'Dwyer. O lan­ça­men­to do se­lo é um dos pon­tos al­tos das fes­ti­vi­da­des em ho­me­na­gem às qua­tro dé­ca­das de exis­tên­cia da uni­da­de da For­ça Aé­rea Bra­si­lei­ra (FAB). Ou­tra so­le­ni­da­de vai ser a en­tre­ga de me­da­lhas de mem­bro ho­no­rá­rio da FAB, além de me­da­lhas mi­li­ta­res.
Além da vi­nhe­ta Ipê Ama­re­lo, o se­lo co­me­mo­ra­ti­vo vai tra­zer a mar­ca dos 40 anos de exis­tên­cia da uni­da­de mi­li­tar, além de pe­que­nos avi­ões que são ope­ra­dos pe­los pi­lo­tos da Ba­an. A so­le­ni­da­de de lan­ça­men­to se­rá acom­pa­nha­da pe­lo co­man­dan­te da Ba­se Aé­rea te­nen­te-co­ro­nel avi­a­dor Sér­gio Bas­tos e pe­lo di­re­tor su­pe­rin­ten­den­te dos Cor­rei­os em Go­i­ás Val­deir Pi­men­ta.
A Ba­an foi cri­a­da na dé­ca­da de 1970 pa­ra re­ce­ber os ca­ças Mi­ra­ge F-103, en­tão re­cém-ad­qui­ri­dos a par­tir de com­pra da Fran­ça.

Des­de sua inau­gu­ra­ção, a pre­sen­ça da Ba­an em Aná­po­lis ele­vou o mu­ni­cí­pio a sta­tus de área de se­gu­ran­ça na­ci­o­nal cu­jo ob­je­ti­vo era re­a­li­zar a pro­te­ção aé­rea da ca­pi­tal fe­de­ral, Bra­sí­lia. A es­tra­té­gia era par­te da en­tão no­va Dou­tri­na de Se­gu­ran­ça Na­ci­o­nal e seu co­ro­lá­rio, a Te­o­ria das Fron­tei­ras ide­o­ló­gi­cas, cri­a­da no con­tex­to da Guer­ra Fria (1947-1989) co­mo uma es­pé­cie de ex­pres­são do pen­sa­men­to ide­o­ló­gi­co bra­si­lei­ro den­tro da re­a­li­da­de do con­fli­to in­di­re­to en­tre as du­as su­per­po­tên­cias (Es­ta­dos Uni­dos e a ex­tin­ta Uni­ão So­vi­é­ti­ca). Nos úl­ti­mos anos, a uni­da­de mi­li­tar tem si­do res­pon­sá­vel pe­las ati­vi­da­des do pro­je­to que en­vol­ve o Sis­te­ma de Vi­gi­lân­cia e Pro­te­ção da Ama­zô­nia (Si­vam/Si­pam), uma vez que abri­ga as ae­ro­na­ves R-98 e R-99, fa­bri­ca­das pe­la Em­bra­er, que re­a­li­zam o ser­vi­ço.
Atu­al­men­te, a pre­sen­ça da Ba­an em Aná­po­lis traz vá­ri­as im­pli­ca­ções que ex­tra­po­lam a ex­pres­são me­ra­men­te mi­li­tar. Além de ser con­si­de­ra­da fa­tor de pe­so pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to do pro­je­to de Par­que Tec­no­ló­gi­co no mu­ni­cí­pio, a pre­sen­ça da Ba­se Aé­rea com seu mo­der­no sis­te­ma de con­tro­le de trá­fe­go aé­reo é ti­da, por au­to­ri­da­des em­pre­sa­ri­ais, co­mo um dos prin­ci­pa­is trun­fos da ci­da­de pa­ra a atra­ção e ins­ta­la­ção do pos­to avan­ça­do da Zo­na Fran­ca de Ma­naus.


fonte: tribuna de anápolis
edição: anapolisGOnews









Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário