Páginas

sábado, 28 de abril de 2012


Três pessoas já morreram vítimas de gripe A em Goiás
Le­van­ta­mentos apre­sen­tados pela Co­or­de­nação de Do­enças Imu­no­pre­vi­ní­veis e Res­pi­ra­tó­rias de Goiás mos­tram que no pri­meiro tri­mestre deste ano foram no­ti­fi­cados em Goiás oito casos da gripe A, sendo que três deles evo­luíram para a morte.
O fato re­pre­senta au­mento na taxa de le­ta­li­dade pela In­flu­enza H1N1, prin­ci­pal­mente em Goiás, que foi res­pon­sável por três das sete mortes re­gis­tradas esse ano em todo o País. Já foram con­fir­mados 61 casos no Brasil, até o mo­mento.
Se­gundo o Mi­nis­tério da Saúde, a ocor­rência de novos casos é es­pe­rada visto que o vírus con­tinua cir­cu­lando em todo o ter­ri­tório na­ci­onal. Para evitar a evo­lução da trans­missão da do­ença em massa, os agentes de saúde têm re­for­çado as me­didas pre­ven­tivas. Uma das me­didas mais im­por­tantes é a hi­gi­e­ni­zação cons­tante das mãos, re­for­çada com o uso de ál­cool gel. Os am­bi­entes também devem ser man­tidos limpos e are­jados. É pre­ciso evitar tocar o nariz, boca e olhos após o con­tato com su­per­fí­cies e sempre pro­teger a boca e o nariz ao tossir ou es­pirrar.

A Cam­panha Na­ci­onal de Va­ci­nação contra a In­flu­enza H1N1 que inicia no pró­ximo dia 5, em todo o Brasil, tem como pú­blico cri­anças me­nores de dois anos, ges­tantes, in­dí­genas, idosos e pro­fis­si­o­nais de saúde que lidam di­re­ta­mente com sus­peitos da do­ença.
Sin­tomas e Di­ag­nós­tico
A In­flu­enza A H1N1, ou gripe A, apre­senta como prin­ci­pais sin­tomas febre, tosse acom­pa­nhada de dor de gar­ganta. O pa­ci­ente com tais sin­tomas deve pro­curar uma uni­dade de saúde para a re­a­li­zação do di­ag­nós­tico e tra­ta­mento. A con­fir­mação da do­ença é feita em la­bo­ra­tório. É pre­ciso que o agente de saúde co­lete amos­tras da se­creção res­pi­ra­tória por meio de kits dis­po­ni­bi­li­zados pelos La­bo­ra­tó­rios Cen­trais de Saúde Pú­blica, res­pon­sá­veis pela aná­lise das amos­tras. As amos­tras devem ser en­ca­mi­nhadas com até 24 horas, após a co­leta.


com informações da agência goiana de comunicação
edição: anapolisGOnews
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário