Páginas

domingo, 8 de abril de 2012

Em Anápolis, laboratório é o único no país que detecta 5 doenças em 'pezinho'

Em todo o país, os laboratórios conseguem identificar apenas quatro.
Teste do pezinho é realizado em crianças, do 3º ao 7º dia após nascimento

O laboratório da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), localizado em Anápolis, a 55 km de Goiânia, é o único do país que consegue identificar cinco doenças com o teste do pezinho, exame realizado do terceiro ao sétimo dia após o nascimento. Em todo o país, os laboratórios conseguem detectar apenas quatro. O serviço foi elogiado pelo Ministério da Saúde, que vai implantar em Goiás mais um exame e no Brasil mais dois exames para melhorar o diagnóstico de doenças antecipadamente.
De acordo com o ministério, somente em Goiás são feitos testes do pezinho em 7 mil bebês. O número de exames chega a 35 mil por mês e deve passar para 42 mil quando a nova patologia for implantada.
Todos os dias, o movimento é intenso no laboratório. São mães em busca do teste do pezinho, que é obrigatório nos bebês recém-nascidos.
O laboratório é referência em Goiás para o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN). Os equipamentos são de última geração, tudo para que o diagnóstico saia com qualidade e segurança.

Veja as doenças detectadas pelo teste em Goiás:

Fenilcetonúria - uma doença que causa um comprometimento neurológico no desenvolvimento da criança.
Hipotireoidismo congênito - doença que pode levar ao retardamento mental e má formações físicas.
Anemias falciformes - que pode levar a alterações em todos os órgãos e sistemas do corpo.
Hiperplasia adrenal congênita - doença que faz com que a criança tenha uma deficiência de alguns hormônios e um exagero na produção de outros, que pode inclusive levar à morte.
Fibrose cística - doença que leva à produção de uma grande quantidade de muco, comprometendo o sistema respiratrório afetando também o pâncreas.
Será implantada: deficiência da biotinidase - que provoca distúrbios neurológicos, lesões na pele, além da perda de audição.

Fonte: G1 GO
Edição: anapolisGOnews
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário