Páginas

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Noventa por cento importações passam pelo Porto Seco

O cres­ci­men­to das im­por­ta­ções e ex­por­ta­ções fei­tas por Go­i­ás em 2011 te­ve uma im­por­tan­te par­ti­ci­pa­ção do Por­to Se­co de Aná­po­lis nas tran­sa­ções da ba­lan­ça co­mer­cial do Es­ta­do. De acor­do com o seu su­pe­rin­ten­den­te, Ed­son Ta­va­res, nas im­por­ta­ções o Por­to Se­co te­ve 90% de par­ti­ci­pa­ção, en­quan­to que as ou­tras 10% fo­ram fei­tas atra­vés al­fân­de­ga do ae­ro­por­to de Go­i­â­nia. Nas ex­por­ta­ções, a par­ti­ci­pa­ção da Es­ta­ção Adua­nei­ra foi de 20% e os ou­tros 80%, atra­vés dos por­tos ma­rí­ti­mos de Pa­ra­na­guá, San­tos e Vi­tó­ria.

Pa­ra a re­gi­ão de Go­i­ás mais pró­xi­ma a Aná­po­lis, Ed­son Ta­va­res in­for­mou que 100% das im­por­ta­ções fo­ram fei­tas atra­vés do Por­to Se­co en­quan­to que 50% das ex­por­ta­ções tam­bém pas­sa­ram pe­la Es­ta­ção Adua­nei­ra da ci­da­de.
Sa­tis­fei­to com o de­sem­pe­nho da ci­da­de no ranking dos mu­ni­cí­pios go­i­a­nos que mais im­por­ta­ram e ex­por­ta­ram em 2011, Ed­son Ta­va­res lem­bra que Aná­po­lis fi­cou na li­de­ran­ça en­tre os mu­ni­cí­pios go­i­a­nos que mais im­por­ta­ram, com cres­ci­men­to de 26% e R$ 3,169 bi­lhões em mo­vi­men­ta­ção de mer­ca­do­ri­as es­tran­gei­ras. Na­ci­o­nal­men­te, es­te cres­ci­men­to dei­xou Aná­po­lis na 16º po­si­ção en­tre os mu­ni­cí­pios bra­si­lei­ros que mais im­por­ta­ram, su­pe­ran­do, in­clu­si­ve, o Dis­tri­to Fe­de­ral.
Ed­son Ta­va­res des­ta­ca tam­bém o cres­ci­men­to da par­ti­ci­pa­ção de Aná­po­lis nas ex­por­ta­ções go­i­a­nas em 2011, quan­do o vo­lu­me de ex­por­ta­ções che­gou a R$ 254 mi­lhões, sig­ni­fi­can­do um au­men­to de 397,7% em re­la­ção a 2010. "Aná­po­lis fi­cou na quin­ta po­si­ção en­tre os mu­ni­cí­pios go­i­a­nos que mais ex­por­ta­ram", co­me­mo­ra o su­pe­rin­ten­den­te ex­pli­can­do que o re­sul­ta­do foi ala­van­ca­do pe­lo agro­ne­gó­cio e pe­los mi­né­rios.
"Va­mos con­ti­nu­ar tra­ba­lhan­do, atra­in­do no­vas em­pre­sas pa­ra a uti­li­za­ção do nos­so ter­mi­nal pa­ra que elas fa­çam su­as im­por­ta­ções e ex­por­ta­ções atra­vés do Por­to Se­co e for­ta­le­çam ain­da mais a eco­no­mia de Aná­po­lis", pro­me­te o su­pe­rin­ten­den­te, la­men­tan­do, no en­tan­to, o atra­so na con­clu­são das obras da Fer­ro­via Nor­te-Sul. Ele ex­pli­ca que se a fer­ro­via já es­ti­ves­se fun­cio­nan­do, as mon­ta­do­ras ins­ta­la­das no Es­ta­do ti­nham mais fa­ci­li­da­des pa­ra co­lo­car seus pro­du­tos no mer­ca­do in­ter­no e ex­ter­no.

edição: anapolisGOnews
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário