Páginas

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012


Notificações Caem 33%
As no­ti­fi­ca­ções de den­gue em Aná­po­lis caí­ram 33% em ja­nei­ro quan­do com­pa­ra­das com o mes­mo mês do ano pas­sa­do. No mês, fo­ram no­ti­fi­ca­dos 168 ca­sos com sus­pei­ta de den­gue, con­tra 251 em ja­nei­ro de 2011 e 525 no mes­mo mês de 2010. Mes­mo com o re­cuo no nú­me­ro de ca­sos sus­pei­tos, a ge­ren­te de Vi­gi­lân­cia Epi­de­mio­ló­gi­ca da Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Sa­ú­de, Ka­rin­ne Fon­se­ca da Sil­va re­co­men­da as pes­so­as a fi­ca­rem aler­tas e não aban­do­nar os cui­da­dos no com­ba­te a fo­cos do mos­qui­to Ae­des aegypti ao lem­brar que o mo­men­to é de mui­ta chu­va e sol, fa­to­res que con­tri­bu­em pa­ra pro­li­fe­ra­ção do mos­qui­to trans­mis­sor da do­en­ça.
Do to­tal de ca­sos no­ti­fi­ca­dos, ape­nas se­te fo­ram con­fir­ma­dos co­mo den­gue clás­si­ca, sen­do dois por cri­té­rio la­bo­ra­to­ri­al e cin­co por clí­ni­co epi­de­mio­ló­gi­co. Ou­tros 81 fo­ram des­car­ta­dos, sen­do 13 por cri­té­rio la­bo­ra­to­ri­al e 68 por cri­té­rio clí­ni­co epi­de­mio­ló­gi­co e 80 ain­da con­ti­nuam em fa­se de in­ves­ti­ga­ção. Na pri­mei­ra se­ma­na de ja­nei­ro fo­ram no­ti­fi­ca­dos 46 ca­sos sus­pei­tos, 39 na se­gun­da, 27 na ter­cei­ra e ou­tro 27 na quar­ta se­ma­na. As de­mais no­ti­fi­ca­ções fo­ram fei­tas nos di­as fi­nais de ja­nei­ro.
As mai­o­res ví­ti­mas da do­en­ça são pes­so­as da fai­xa etá­ria en­tre 20 e 34 anos, com 69 no­ti­fi­ca­ções ou 41% dos ca­sos, se­gui­do pe­los com ida­de en­tre 35 e 49 anos, com 36 no­ti­fi­ca­ções e 21,4% dos ca­sos. En­tre as pes­so­as com sus­pei­ta de te­rem con­tra­í­do a do­en­ça, os ho­mens li­de­ram com 66,9% dos ca­sos no­ti­fi­ca­dos. A ge­ren­te de Vi­gi­lân­cia Epi­de­mio­ló­gi­ca, ex­pli­ca que cri­an­ças na fai­xa en­tre ze­ro e 15 anos e pes­so­as aci­ma de 60 anos de ida­de são con­si­de­ra­dos gru­pos es­pe­ci­ais, que re­que­rem aten­ção es­pe­ci­al em ca­so de sus­pei­ta de den­gue.

No pe­rí­o­do os ca­sos sus­pei­tos de den­gue fo­ram re­gis­tra­dos em 77 bair­ros da ci­da­de. A Vi­la Jai­a­ra li­de­ra as no­ti­fi­ca­ções com 10 ca­sos, se­gui­da pe­lo Bair­ro Boa Vis­ta, Jar­dim Pro­gres­so e Bair­ro das Ban­dei­ras. En­tre os se­te ca­sos con­fir­ma­dos de den­gue, ca­da um foi re­gis­tra­do em bair­ros di­fe­ren­tes, uma si­tu­a­ção que pre­o­cu­pa a Vi­gi­lân­cia Epi­de­mio­ló­gi­ca por­que a do­en­ça es­tá em pon­tos di­fe­ren­tes, au­men­tan­do o po­ten­ci­al de dis­se­mi­na­ção.
Ka­ri­ne Fon­se­ca in­for­mou que as uni­da­des de sa­ú­de que mais no­ti­fi­ca­ram e aten­de­ram pes­so­as com sin­to­mas da do­en­ça fo­ram o Hos­pi­tal Mu­ni­ci­pal com 43 ca­sos e o Cais do Jar­dim Pro­gres­so, com 41 ca­sos. O Hos­pi­tal Evan­gé­li­co fi­cou em ter­cei­ro lu­gar com 33 no­ti­fi­ca­ções, se­gui­do pe­lo La­bo­ra­tó­rio Evan­gé­li­co, com 32 no­ti­fi­ca­ções. Ela vol­tou a lem­brar as pes­so­as pa­ra não se des­cui­da­rem, pe­din­do pa­ra que elas pro­vi­den­ci­em com fre­qüên­cia a lim­pe­za de quin­tais e de ca­lhas e não dei­xar va­si­lhas, in­clu­si­ve tam­pas de gar­ra­fas e sa­co­las de plás­ti­co em lo­ca­is que acu­mu­lam água pa­ra­da, con­si­de­ra­do o lo­cal ade­qua­do pa­ra a pro­li­fe­ra­ção do mos­qui­to trans­mis­sor da den­gue.

edição: anapolisGOnews
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário