Páginas

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Transportes  AGR reforça combate aos clandestinos


A Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) está intensificando o combate ao transporte clandestino entre municípios goianos. Nesse sentido foi realizada uma reunião, hoje, com todos os 41 fiscais da AGR, que foram orientados a “endurecer” a ação contra os clandestinos. Duas equipes de fiscalização vão ficar constantemente em Goiânia e uma em Anápolis. A ação será concentrada nos terminais rodoviários, na Praça da Bíblia e no atendimento a denúncias (0800 704-3200).

Fiscais da Agência Nacional de Transportes (ANTT) também vão apoiar o trabalho e os fiscais da AGR vão receber treinamento para conduzir os passageiros que forem flagrados em veículos clandestinos. O motorista que estiver conduzindo veículo irregular será conduzido à delegacia, onde será lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Tanto o motorista quanto o proprietário dos veículos podem responder criminalmente pela prática.

A AGR também vai ampliar para três dias úteis a liberação dos veículos, que hoje são liberados imediatamente após pagamento de multa. A lei permite ainda o parcelamento da multa de R$ 1.238 reais em até seis vezes. Assim, um veículo já multado parcela o débito e volta a rodar. Outros pagam apenas a primeira parcela e deixam de pagar as demais. A Agência pretende lançar os nomes dos inadimplentes na Serasa.

O grande número de veículos que rodam com liminares concedidas pela Justiça é outro problema enfrentado pela AGR no combate aos clandestinos. “Vamos procurar o Presidente do Tribunal de Justiça e os juízes do interior e lembrá-los sobre os riscos do transporte clandestino e sobre a importância de se evitar a concessão de tais liminares”, observa o presidente do Conselho Regulador da AGR, Humberto Tannús Júnior.

A AGR prepara ainda uma grande campanha educativa para alertar os cidadãos sobre os riscos desse transporte e vai retomar a fixação de adesivos nos veículos autorizados, para que o usuário possa distinguir com mais facilidade os clandestinos dos regulares.

Números de apreensões
Em 2011, a AGR apreendeu 715 veículos que transportavam indevidamente passageiros nas rodovias goianas. Em 2010, foram 972. Do total de apreendidos no ano passado, 394 eram carros de passeio ou vans, e 321, ônibus e microônibus. Em 2011, a Ouvidoria da Agência Goiana de Regulação recebeu 183 denúncias sobre a prática irregular, e em janeiro deste ano, 17 denúncias. Na operação realizada no final de 2011, a AGR apreendeu 63 clandestinos.


Fonte: tôsabendo.com

Edição: anapolisGOnews
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário