Páginas

sábado, 18 de fevereiro de 2012


Anápolis soma em um ano 108 apreensões de jovens

imagem ilustrativa web
O envolvimento dos adolescente na criminalidade é cada vez maior. Em 2011 a Polícia Militar de Anápolis apreendeu 108 jovens envolvidos em algum ato infracional. Uma média de nove garotos é encaminhada mensalmente para receber algum tipo de punição por terem infringido a lei.

A criminalidade é um dos problemas sociais mais graves que a população brasileira enfrenta atualmente. Diariamente há fatos ocorridos com cidadãos que foram vítimas de roubos, furtos ou violência física. Diante desta realidade, é notório o aumento da participação de adolescentes, e até de crianças, como protagonistas nesse cenário cada vez mais emergente do crime.
Segundo o comandante do 4º Batalhão da PM, tenente-coronel Paulo Inácio, os jovens apreendidos em Anápolis geralmente estão envolvidos com crimes como roubo, furtos e drogas. “O uso ou tráfico de droga é o principal motivador para todos os outros crimes cometidos por esses adolescentes.

Ano após ano a participação de crianças e adolescentes em crimes tem aumentado. Além das drogas, outro fator determinante para sedimentar essa situação é a miséria social, a precária condição econômica das famílias, realidade esta que pode facilitar a entrada de crianças e adolescentes no mundo do crime.

O juiz titular da Vara da Infância e Juventude, Carlos Limongi Sterse, considera que os números da PM refletem a realidade em Anápolis. Na opinião dele, nos últimos quatro anos tem se observado com mais intensidade a presença de adolescentes em atos infracionais.
As crianças e adolescentes que se envolvem com o mundo do crime possuem uma realidade bem parecida. De acordo com o juiz da Vara de Infância e Juventude, geralmente os jovens vivem em famílias que não possuem estrutura para ampará-lo frente à situação de risco, ou pior, em alguns casos não conseguem dar o suporte necessário para que suas atitudes não sejam contrárias às leis e normas da sociedade.

Atualmente há 30 adolescentes internos no Centro de Internação para Adolescentes de Anápolis (Ciaa). Funcionando de forma precária nas dependências do 4º Batalhão da Polícia Militar desde o ano de 1996, o Ciaa é vinculado à Secretaria Estadual de Cidadania e Trabalho, sendo destinado ao cumprimento de medida socioeducativa de internação, tanto em caráter provisório como definitivo.
A internação é aplicada em casos graves de violência ou grave ameaça. Para ele, nesse quesito Anápolis ainda está bem amparada, pois os mais de 60% dos internos não são da cidade, e sim de municípios vizinhos.


fonte: Marcos Aurélio Silva
edição: anapolisGOnews 



 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário