Páginas

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012


Chuvas travam produção agrícola
As chuvas do último ano em Anápolis reduziram em 10,58% o volume de hortifrutis que chega ao Mercado do Produtor. Os preços já começam a ser afetados. Os reflexos mais imediatos sobre a safra são sentidos na produção de tubérculo, como a batata e a beterraba, que tiveram uma redução na oferta de 26,13%.
Os legumes mais delicados, como o tomate, a abobrinha e o pepino, cuja resistência à chuva é menor, deverão representar os maiores gastos com as feiras. O fornecimento desse gênero no Mercado do Produtor já sofreu uma queda de 16,96%.

As chuvas, além de ocasionar constantes altas nos preços, fazem com que os produtos tenham qualidade bem inferior. Em muitas situações o problema é sinônimo de prejuízo. Apesar de os valores serem reajustadoss e repassados aos produtores, os prejuízos financeiros acabam sendo inevitáveis.

O presidente da Associação de Produtores de Hortifrutis de Anápolis, Laerte de Souza, confirma que a produção em Anápolis caiu e que isso se deve às chuvas.  De acordo com ele, o problema deve persistir até o mês de março, quando o período chuvoso dá uma trégua para os produtores.
Para o  diretor de Agricultura da Prefeitura de Anápolis, Álvaro Gonçalo a situação não é alarmante. “É normal acontecer essa redução na oferta de alguns produtos nessa época do ano. Esses números praticamente não vão significar perdas em termos de abastecimento”, avaliou.

Álvaro acredita que a situação no Estado é mais preocupante do que em Anápolis, já que as vendas de hortifruti caíram cerca de 50% na região Central de Goiás. “Essa é uma queda significativa, mesmo assim é localizada em determinados produtos e não no fornecimento em geral”, comentou.
A dica para os consumidores é comprar apenas o necessário, deixando de estocar produtos em casa e reduzindo o consumo. Também é importante pesquisar preços e substituir determinados legumes e verduras para forçar a redução dos preços.



fonte:  Marco Aurélio Silva
edição: anapolisGOnews
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário